Jornal de Angola

Cidade de Cavaleiros acolheu 733 atletas

- Francisco Carvalho

Depois de Katowice, em 1975, a Polónia voltou a receber o Campeonato Europeu de Atletismo Indoor de 2021. A pequena vila de Turun fundada em 1231 por Cavaleiros Teutónicos foi palco da festa que envolveu 733 atletas de 47 países, um recorde na história da competição.

Na cidade medieval de pouco mais de 200 mil habitantes distribuíd­os numa extensão de 115,72 Km quadrados, os desportist­as desfrutara­m da beleza do património mundial da Unesco desde 1997.

De 4 a 7 de Março, a organizaçã­o fez disputar 13 eventos de atletismo masculino e igual número em feminino no Arena Turun. Pela primeira vez, a Holanda liderou o quadro de medalhas com quatro de ouro, uma de prata e duas de bronze. Portugal quedou-se na segunda posição e arredou para lugares subsequent­es a Grã-Bretanha, Bélgica, França, Ucrânia, Noruega e Suíça. Vinte países conquistar­am medalhas face à ausência da Rússia.

Organizada pela Associação Europeia de Atletismo fundada em 1969 e reconstitu­ída em 2003, a AEA tem a sede social na cidade suíça de Lausanne e tem como lema “Your Sport for life”. Estão filiadas na entidade 50 federações nacionais. Além dos Campeonato­s Europeus de Atletismo de Pista Coberta, faz disputar os de Corrida de Montanha, de Nações, de Sub-23, Sub-20, Sub-18 e Corta-mato. A próxima edição do Indoor é disputada em Instambul em 2023.

 ?? DR ?? Equilíbrio marcou a corrida de 60 metros no Arena Turun
DR Equilíbrio marcou a corrida de 60 metros no Arena Turun

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola