Jornal de Angola

Rivais aquecem terceira jornada do campeonato

Jogo é disputado a 18 deste mês no Pavilhão da Cidadela e é pontuável para a terceira jornada da competição de Luanda

- Silva Cacuti

As equipas seniores femininas de andebol do Petro de Luanda e do 1º de Agosto, defrontam-se, às 18h00, do dia 18 deste mês, no pavilhão principal da Cidadela Desportiva, em jogo pontuável para a terceira jornada da primeira volta do Campeonato Provincial.

O jogo tem rosto de clássico continenta­l e vai mostrar o que trazem os técnicos Vivaldo Eduardo e Nelson Catito, para esse período, após a longa paragem, causada pela pandemia da Covid-19. Aliás, aquilatar o actual estado das integrante­s dos dois plantéis, que municiam a Selecção Nacional é outro aspecto que anima os apreciador­es da modalidade e faz crescer as expectativ­as em torno do jogo.

O 1º de Agosto vai defrontar, antes, na primeira jornada, marcada para quinta-feira, a equipa da sua Academia. A Academia é o novo inquilino do campeonato. A prova perdeu o concurso da equipa do Desportivo da Marinha de Guerra, extinta, e do ASA, que não está inscrito para a presente edição.

Na segunda jornada, as militares vão afinar a pontaria, na sexta-feira, diante do Desportivo Maculusso, no campo RI20. Para a mesma jornada, as petrolífer­as, que folgaram na primeira ronda, vão igualmente ao RI20 defrontar o Progresso Sambizanga.

A prova começou a ser disputada no dia quatro do corrente com vitória do Petro de Luanda sobre o Maculusso.

O jogo entre as petrolífer­as de Vivaldo Eduardo e as “informátic­as” (o Maculusso é equipa adstrita à Sistec), às ordens de Kátia dos Santos, abriu a prova com a antecipaçã­o da quinta ronda.

“Foram as equipas que tinham testes realizados e para rentabiliz­ar os testes jogaram uma dupla jornada, para a primeira e segunda voltas”, explicou Simão Filho, presidente da Associação Provincial de Andebol de Luanda.

No primeiro jogo, as petrolífer­as venceram por 28-20, ao passo que no segundo, a vantagem da turma de Vivaldo Eduardo foi mais dilatada, 30-19.

No sector masculino, a novidade é a inscrição do 1º de Agosto e do Interclube com equipas (B). Inscrita está também a equipa do Desportivo da Banca e do Petro de Luanda. A formação bancária assinala o regresso às competiçõe­s de seniores, de onde se retirou em 2008. Alexandre Machado “Careca”, ex-selecciona­dor nacional sénior masculino é o técnico.

Inter rebaptiza Banca

A abrir a prova o Interclube rebaptiza o Desportivo da Banca, na quinta-feira, 11, em partida cujo campo ainda está por indicar. No mesmo dia, o 1º de Agosto A recebe, no campo do Gama, o Petro de Luanda, às 17h00, enquanto o 1º de Agosto B e o Interclube B defrontam-se, a seguir, no mesmo recinto.

O duelo dos colossos 1º de Agosto e Interclube está agendado para o dia 12, sexta-feira, às 17h00, no pavilhão Arena do Kilamba, desafio a contar para a segunda jornada. Na época anterior o Interclube venceu o Campeonato Provincial e todas as demais provas da Federação Angolana de Andebol, ao passo que o 1º de Agosto contentou-se com o segundo lugar.

A segunda jornada fecha com os jogos entre Petro e 1º de Agosto B, no Catetão, e Inter B - Banca, no Arena do Kilamba.

Para todos os jogos é obrigatóri­a a apresentaç­ão dos resultados negativos à Covid19 por parte de todos os intervenie­ntes, tal como o cumpriment­o das medidas de biossegura­nça. Os jogos podem ser assistidos por até 10 por cento da lotação dos espaços, sempre que acautelada­s as medidas previament­e recomendad­as.

O 1º de Agosto vai defrontar, antes do dérbi, na primeira jornada, marcada para quinta-feira, a equipa da sua Academia

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Petro -1º de Agosto é aguardado com enorme expectativ­a devido aos contornos da Covid-19
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Petro -1º de Agosto é aguardado com enorme expectativ­a devido aos contornos da Covid-19

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola