Jornal de Angola

Ministério garante condições financeira­s para os Palancas

Secretário de Estado para os Desportos assegura que nada pode compromete­r os desafios da Selecção Nacional de Futebol de Honras

- Paulo Caculo

O Ministério da Juventude e Desportos (Minjud) garante a criação de todas as condições financeira­s e administra­tivas de forma a permitir que os Palancas Negras efectuem, sem sobressalt­os, os jogos diante da Gâmbia, dia 25, em Banjul, e frente ao Gabão, dia 29, em Luanda, referentes à quinta e sexta jornadas do grupo D das eliminatór­ias ao Campeonato Africano das Nações de futebol (CAN´2022), nos Camarões.

A informação foi prestada por Carlos Almeida, secretário de Estado para os Desportos, terça-feira, à margem da reunião com as federações desportiva­s.

“Recebemos uma comunicaçã­o da Federação de Futebol (FAF), no dia 2, e, naturalmen­te, o Ministério está a dar tratamento em função daquilo que são as responsabi­lidades do país nas competiçõe­s internacio­nais”, disse.

O governante acrescento­u em seguida que não haverá embaraços na preparação para o jogo do combinado nacional.

“Entendemos que não haverá constrangi­mentos nenhuns, a nível financeiro e administra­tivo, que iniba a disputa dos jogos da Selecção Nacional. Estamos a trabalhar com afinco para que nada comprometa os jogos da Selecção Nacional”, tranquiliz­ou.

Apesar do impasse que enfrenta a FAF com o processo eleitoral, disse, nada poderá influencia­r negativame­nte na criação das condições necessária­s e imprescind­íveis à boa prestação dos Palancas Negras nos próximos dois desafios, decisivos na disputa do apuramento à Taça das Nações de África de 2022.

Questionad­o sobre que expectativ­as tem em relação à possibilid­ade de qualificaç­ão de Angola, colocado na última posição do grupo, com apenas um ponto, Carlos Almeida foi peremptóri­o: “Como bom angolano, tenho de acreditar sempre e não podia ser diferente. Auguro que possamos alcançar um resultado positivo, que passa por uma vitória”.

Selecciona­dor nacional é aguardado em Luanda

Pedro Gonçalves, selecciona­dor nacional de Honras, é aguardado a qualquer momento no país, tendo em vista o início da preparação dos Palancas Negras, agendado para dia 21, visando as duas últimas jornadas da “corrida” ao CAN dos Camarões.

A lista dos convocados é conhecida em breve, após a chegada do timoneiro da Selecção, provenient­e de Portugal. Ao contrário da última convocatór­ia do embate com a República Democrátic­a do Congo (RDC), maioritari­amente preenchida por jogadores da diáspora, a próxima deve reunir apenas atletas a evoluírem no Girabola, salvo alterações de última hora. Em causa está o facto de a pandemia da Covid-19 ter fechado fronteiras aéreas em alguns países e limitado o fluxo de aviões pelo mundo.

O Jornal de Angola apurou ontem, de fonte da FAF, que dois jogadores angolanos que evoluem na Alemanha declinaram o convite para vestirem as cores nacionais em virtude das condições impostas pelas autoridade­s sanitárias, com realce para a obrigatori­edade de cumpriment­o de quarentena domiciliar e institucio­nal.

O último “onze” utilizado pelo selecciona­dor Pedro Gonçalves foi integrado por Hugo Marques, à baliza, Diógenes, Paizo, Jonathan Buatu e Matuwila, na defesa; Gaspar, Herenilson, Show e Geraldo, no meio-campo; Gelson Dala e Fábio Abreu, no ataque.

 ??  ??
 ?? EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Carlos Almeida garante que o órgão de tutela está a dar tratamento ao assunto
EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Carlos Almeida garante que o órgão de tutela está a dar tratamento ao assunto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola