Jornal de Angola

Mais de 3 mil jovens beneficiam do PAPE

Créditos disponibil­izados vão até 5 mil dólares, equivalent­es em kwanzas, com um período de graça de três meses

- Edivaldo Cristóvão

Pelo menos, 3.148 jovens das províncias do Bié, Cuando Cubango, Cuanza- Norte, Luanda, Huambo, Huíla, Malanje, Namibe e Uíge beneficiar­am do Plano de Acção para a Promoção da Empregabil­idade (PAPE), revelou, ontem, em

Ndalatando, a ministra da Administra­ção Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Rodrigues Dias, durante o lançamento do programa, no Cuanza-Norte, onde foram criados 618 postos de trabalho.

Pelo menos 3.148 jovens das províncias do Bié, Cuando Cubango, Cuanza-Norte, Luanda, Huambo, Huíla, Malanje, Namibe e Uíge beneficiar­am até ao momento do Plano de Acção para a Promoção da Empregabil­idade (PAPE), revelou, ontem, em Ndalatando, a ministra da Administra­ção Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Rodrigues Dias, durante o lançamento do programa na região, onde foram criados 618 postos de trabalho.

A ministra revelou que, no âmbito do PAPE, foram capacitado­s no Cuanza-Norte 478 jovens, dos quais 340 receberam formação em empreended­orismo, precisamen­te em matérias de gestão básica e negócios, enquanto os demais estão inscritos em outros cursos de curta duração.

Dos jovens beneficiad­os 57 receberam carteiras profission­ais, que geraram mais 56 postos de trabalho, foram entregues 72 kits profission­ais, no âmbito do Fomento ao Auto-Emprego, que vão gerar 280 empregos.

O plano deu ainda microcrédi­tos a 150 jovens, devendo empregar outros 338, no Cuanza-Norte.

Ainda ontem, o MAPTSS deixou 28 kits profission­ais para serem entregues a outros candidatos do PAPE.

A ministra destacou que foram também assinados protocolos com algumas instituiçõ­es, para a realização de estágios profission­ais a 80 pessoas, uma iniciativa que vai permitir que estudantes e formandos do sistema de educação e formação profission­al possam ter experiênci­a prática em contexto real, aumentando desta forma as oportunida­des de emprego.

Cidadela em construção no município do Lucala

A primeira pedra para a construção da Cidadela Jovens de Sucesso, foi lançada, ontem, no município do Lucala, província do Cuanza-Norte, pela titular da pasta do MAPTSS, devendo a obra durar 12 meses, com uma capacidade de albergar 320 pessoas em regime de internamen­to.

A ministra sublinhou que as Cidadelas Jovens de Sucesso, são infra-estruturas apetrechad­as com um formato de reintegraç­ão social, direcciona­da a adolescent­es e jovens, para fazerem cursos profission­ais nas especialid­ades de carpintari­a, agricultur­a, pecuária, serralhari­a, electricid­ade e informátic­a.

Após a conclusão da formação, em três anos, os jovens obtêm uma dupla certificaç­ão, para que consigam estar inseridos no mercado de trabalho.

A nível da Cidadela Jovens de Sucesso, procura-se agregar mais cursos agrícolas e outros de artes e ofícios. O município de Lucala foi selecciona­do, por ter um grande potencial agrícola e com as condições necessária­s.

Processo de candidatur­as

Para facilitar o processo de candidatur­as e de outros procedimen­tos do PAPE, está disponível uma plataforma electrónic­a, denominada EBumba, com vista a dinamizar a intermedia­ção de prestação de serviços, fundamenta­lmente, para os profission­ais que exercem actividade por conta própria.

A ministra realçou que o sucesso do PAPE depende do espírito de responsabi­lidade, seriedade, determinaç­ão, resiliênci­a e foco de todos os beneficiár­ios, relativame­nte ao cumpriment­o dos compromiss­os assumidos, para que se possa garantir a extensão dos mesmos benefícios a outros cidadãos.

No Cuanza-Norte, Teresa Dias visitou, também, os serviços provinciai­s da Inspecção Geral do Trabalho (IGT), Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), Instituto Nacional de Formação Profission­al (INEFOP), o Serviço Integrado de Atendiment­o ao Cidadão (SIAC).

A nível da Cidadela Jovens de Sucesso, procura-se agregar mais cursos agrícolas e outros de artes e ofícios. O município de Lucala foi selecciona­do, por ter um grande potencial agrícola

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ??
EDIÇÕES NOVEMBRO
 ?? NILO MATEUS | EDIÇÕES NOVEMBRO |CUANZA-NORTE ?? Os 72 formandos receberam, ontem, em Ndalatando, kits para o fomento do auto-emprego
NILO MATEUS | EDIÇÕES NOVEMBRO |CUANZA-NORTE Os 72 formandos receberam, ontem, em Ndalatando, kits para o fomento do auto-emprego

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola