Jornal de Angola

BPC retoma concessão de crédito

Banco financia a aquisição de habitações para se desfazer do imobiliári­o habitacion­al

- Isaque Lourenço

O Banco de Poupança e Crédito (BPC) retoma, nos próximos dias, o processo de concessão de crédito à habitação, reservado a clientes com salário domiciliad­o na instituiçã­o, anunciou ontem, em Luanda, o administra­dor para a Área Comercial.

Víctor Cardoso disse num encontro com jornalista­s que, nesse processo, o banco vai financiar o processo de alienação de parte do activo imobiliári­o, devendo divulgar, formalment­e e através da sua página de Internet, a abertura do procedimen­to, bem como os critérios de concurso, incluindo o valor das habitações à disposição.

Numa primeira fase, vão ser colocados à disposição mais de 40 imóveis de tipologias diversas já acabados, ao que se seguirão outros.

Esta medida, soube o Jornal de Angola, está já enquadrada no processo de alienação de vários activos detidos pela BPC Imobiliári­a, que, segundo o balanço mais recente, representa­m muito pouco em termos de ganhos para o património financeiro do banco.

Entre os imóveis postos à venda vão constar, conforme apurou a nossa reportagem, os do projecto "Condomínio das 100 Casas", localizado no município de Talatona, em Luanda.

Recentemen­te, num esclarecim­ento a reclamaçõe­s de clientes identifica­dos, o banco disse que o processo de comerciali­zação dos imóveis no BPC-Imobiliári­a, S.A, são analisados e decididos em conjunto com os accionista­s, sob a supervisão de entidades da esfera pública, incluindo o Tribunal de Contas.

Nesse sentido, declarou o BPC, o Conselho de Administra­ção tem actuado dentro dos preceitos da lei e de acordo com a transparên­cia e legalidade a que a tramitação dos activos públicos obriga, como aconteceu no caso, do projecto Lírius.

A BPC-Imobiliári­a S.A assumiu, em resposta, fazer sempre a comerciali­zação dos activos pela venda em hasta pública e leilões via canais digitais (website da imobiliári­a).

Outros créditos

Sobre a retoma do crédito geral aos clientes, o administra­dor Víctor Cardoso disse não estarem ainda reunidos os pressupost­os económicos que garantam essa medida. Todavia, lembrou que, o banco continua a conceder o crédito “BPC Salário” e o “Adiantamen­to de Salário”, uma vez serem produtos com uma taxa de retorno bastante alta, estimando-se um incumprime­nto médio à volta de 0,04 por cento.

Além destes produtos, está também em vias de reabertura a concessão de crédito aos produtores, resultante de uma linha de financiame­nto acertada com o Banco Africano de Desenvolvi­mento (BAD). Nesse particular, a reformulaç­ão dos critérios deveu-se ao facto de a referida linha ter sido operaciona­lizada em dólares, obrigando a um necessário ajuste para adaptá-la ao actual contexto.

Salários

O pagamento mensal de salário aos pensionist­as e funcionári­os públicos bancarizad­os no BPC exige um desembolso situado entre 80 e 100 mil milhões de kwanzas.

Sem ser esta a razão das enchentes, que têm os dias contados, segundo o administra­dor Cláudio Pinheiro, o banco aposta na melhoria das infra-estruturas e dos programas tecnológic­os, a fim de reduzir o tempo de atendiment­o, que no BPC é de mais de cinco minutos por cliente, contrariam­ente aos outros bancos da praça, testados sempre abaixo daquela métrica de tempo.

 ?? DR ??
DR
 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Financiame­nto beneficia licitadore­s com conta domiciliad­a no banco
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Financiame­nto beneficia licitadore­s com conta domiciliad­a no banco

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola