Jornal de Angola

Criada comissão de gestão do partido

- Joaquim Cabanje

Uma comissão de gestão composta por cinco personalid­ades afectas ao Comité Central do Partido Democrátic­o para o Progresso de Aliança Nacional Angolana (PDP-ANA) foicriada, ontem, para, num prazo de três a seis meses, convocar um congresso, cujo objectivo é o de eleger um presidente para liderar o partido até às próximas eleições gerais.

Ao falar à imprensa, no final de uma reunião, na qual participar­am cerca de 90 dos 126 membros do Comité Central, Zissala Pululu, secretário-geral suspenso, afirmou que o presidente, Simão Makazu, “comportou-se com espírito de vingança, arrogância e ambições pessoais na condução dos destinos do partido”.

“Durante seis anos, Makazu mostrou-se incapaz de dirigir o destino do partido, limitando-se a saquear o dinheiro do partido e a criar desarmonia entre os militantes”, disse.

“Perante esse quadro sombrio que se desenhava, capaz de fazer desaparece­r o partido da cena política, surgiu, sem vacilar, um grupo de membros do Comité Central que tomaram a decisão de se revoltar contra a direcção de Simão Makazu, realizando várias actividade­s para repor o partido no bom caminho”, sustentou.

Pululu revelou que a sua equipa “vai contactar a liderança da coligação CASA CE para cancelar os oito milhões e 500 mil kwanzas do partido que são cedidos trimestral­mente a Simão Makazu”, já que deixou de ser o presidente.

“O mesmo procedimen­to será feito junto do Parlamento, que tem disponibil­izado, todos os meses, um milhão e meio de kwanzas ao partido por via desta personalid­ade agora destituída da liderança do PDP-ANA.”, revelou

Segundo Zissala Pululu, “todas as instalaçõe­s do partido no país, sobretudo a sede nacional, em Luanda, encontram-se em estado de degradação profunda, por falta de manutenção, pois o presidente tem desencamin­hado todas as verbas que recebe em nome do partido”.

Em declaraçõe­s recentes ao Jornal de Angola, Simão Makazu desmentiu as acusações de Zissala Pululu, afirmando que “ele não tem legitimida­de para falar em nome do partido porque foi destituído em 2019.”

Toda esta celeuma acontece a escassos dias de o PDP-ANA comemorar o 30º aniversári­o. O Partido Democrátic­o para o Progresso de Aliança Nacional Angolana foi fundado, a 17 de Março de 1991, por Mfulumping­a Nlandu Vitor, falecido a 2 de Julho de 2004.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola