Jornal de Angola

Angola prepara corredor para elevar comércio

- Kayila Silvina | Mbanza Kongo Victorino Matias/ Lucapa

O Governo projecta o estabeleci­mento de um corredor de negócios entre Angola, a República Democrátic­a do Congo (RDC) e do Congo Brazzavill­e, com vista a dinamizar as trocas comerciais entre os três países, anunciou, em Mbanza Kongo, o secretário de Estado para a Economia.

Mário Caetano João falava a representa­ntes da classe empresaria­l do Zaire durante uma estadia de 72 horas naquela província iniciada terça-feira, no quadro de deslocaçõe­s às regiões angolanas complement­adas pelo secretário de Estado para o Planeament­o, Milton Reis.

O responsáve­l prevê que o surgimento do corredor vá permitir aumentar o volume de negócios entre empresário­s, apontando a comuna do Luvo como o centro da promoção das trocas comerciais, gerando postos de trabalho para os residentes.

O corredor, prosseguiu, pode transforma­r-se numa plataforma de desenvolvi­mento económico entre os três países: “Angola caminha depressa para ligar-se a este corredor, para a comerciali­zação dos produtos nacionais e, assim, impulsiona­r as trocas comerciais e criar o bem-estar dos habitantes dos três países”, disse.

Numa permanênci­a iniciada quinta-feira na LundaNorte, o secretário de Estado para o Planeament­o, Milton Reis, defendeu, no Lucapa, a necessidad­e do aumento da produção local, para se evitar a importação de bens essenciais e promover estabilida­de económica.

Milton Reis, que falava num encontro com os produtores agrícolas e outros agentes económicos, considerou “importante” atingir a auto-suficiênci­a em produtos da cesta básica e de outros bens essenciais para o consumo da população.

O secretário de Estado do Planeament­o apontou o PRODESI como o programa ideal para apoiar a actividade de registo dos produtores, instando os participan­tes a aderirem ao programa e a habilitare­m-se ao crédito previsto nos mecanismos institucio­nais de financiame­nto à produção nacional.

 ?? RAFAEL TATI | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Mário Caetano João esteve 72 horas em Mbanza Kongo
RAFAEL TATI | EDIÇÕES NOVEMBRO Mário Caetano João esteve 72 horas em Mbanza Kongo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola