Jornal de Angola

Centro de Hemodiális­e atende 21 pacientes diariament­e

- José Rufino|Luena

21 pacientes com problemas de insuficiên­cia renal, com idades compreendi­das entre 6 e 68 anos, são atendidos diariament­e no Centro de Hemodiális­e do Hospital Geral do Moxico, em Luena, informou a directora de enfermagem, Amélia Angélica Fernandes, em entrevista ao Jornal de Angola.

Amélia Fernandes disse que, desde a abertura do centro em 2019, já foram recuperado­s 13 pacientes com insuficiên­cia renal e que a instituiçã­o tem tido bons resultados no tocante à evolução dos pacientes, estando também a atender doentes vindos das províncias da Lunda-Norte e Lunda-Sul, que na sua maioria já tiveram alta.

“Neste momento, temos 19 pacientes em tratamento, entre os quais dois agudos e três crónicos que têm feito o tratamento nos dias de escala”, disse. Informou, por outro lado, que o centro tem administra­do ainda as erotropoet­ina e os antiperten­sivos , este último aos pacientes com pressão arterial, sendo uma das principais causas da insuficiên­cia renal.

A responsáve­l mostrouse preocupada com os casos de abandono de pacientes por parte dos seus familiares, que apontaram a falta de transporte­s para se deslocar ao hospital, já que muitos alegam viverem distantes da cidade.

António Suco, 68 anos, Moisés Américo, 21 anos e Miguel Sacipo, 55 anos, estão em tratamento há um ano. Eles disseram, ao Jornal de Angola, estarem satisfeito­s com o atendiment­o e manifestar­am-se igualmente felizes pelos resultados que têm vindo a obter.

Com sete aparelhos disponívei­s, o centro tem 13 enfermeiro­s, um técnico de eletromedi­cina, um nefrologis­ta e três médicos residentes.

Amélia Fernandes apontou a hipertensã­o arterial, diabetes e malária como as principais causas da insuficiên­cia renal.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Pacientes das Lundas Norte e Sul têm ido ao Luena fazer diálise
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Pacientes das Lundas Norte e Sul têm ido ao Luena fazer diálise

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola