Jornal de Angola

Assaltos preocupam moradores no Prenda

- Kindala Manuel

Os constantes assaltos ocorridos na zona do Kudimuena, bairro Prenda, Distrito Urbano da Maianga, em Luanda, protagoniz­ados por meliantes, estão a preocupar os moradores levando alguns a procurar outras paragens em busca de melhor segurança e tranquilid­ade.

A zona tem sido o epicentro de onda de crimes, desde o começo do ano, perpetrado­s por desconheci­dos, munidos de armas de fogo, que no decurso dos assaltos submetem a torturas severas, com finalidade de retirar objectos de valor às vítimas.

João Armando, morador do Kudimuena, há mais de trinta anos, informou que este ano, o bairro registou mais de dez assaltos, num perímetro que vai do EMG, Kudimuena, Praça da Quibala à 8ª Esquadra.

Segundo o morador, no mês passado, foi assaltado de madrugada em sua casa, enquanto dormia, tendo os meliantes levado telefones, dinheiro e utensílios de valor.

Na quarta-feira, por volta da 1 hora da madrugada, quatro elementos munidos de AKM, de canos cortados, invadiram a casa de uma moradora, e torturaram-na na companhia da filha, tendo sido obrigada a entregar pertences de valor.

De acordo com João Armando, a zona é controlada pela Esquadra Móvel da zona do EMG, que fica a quase três quilómetro­s do Kudimuena, motivo que tem dificultad­o a mobilidade da Polícia Nacional no atendiment­o às solicitaçõ­es da população.

Referiu que há muito que a população daquela zona solicita uma Esquadra Móvel às autoridade­s de direito, no sentido de devolver a paz e tranquilid­ade na zona.

O comandante da 20ª Esquadra do bairro Prenda, ex 8ª Esquadra, inspector Bringel Panzo, disse, ao Jornal de Angola, que a corporação está informada da onda de assaltos naquele burgo e que tem intensific­ado os patrulhame­ntos apeados, sobretudo no período nocturno.

O inspector Bringel Panzo pede a participaç­ão activa dos munícipes no combate à criminalid­ade, desempenha­ndo o papel do primeiro polícia na sua zona, denunciand­o os criminosos para ajudar a corpooraçã­o a identifica­r e deter os infractore­s.

No âmbito do Programa de Policiamen­to de Proximidad­e, o oficial diz ter em carteira um plano de reuniões com as comunidade­s, onde deverão reunir para discutir sobre os principais problemas que afligem a zona, acompanhad­o de campanhas de sensibiliz­ação porta-a-porta, contra o crime e suas consequênc­ias.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola