Jornal de Angola

Faleceu o inventor da cassete

-

O inventor da cassete, Lou Ottens, morreu, no sábado, aos 94 anos, anunciou, na terça-feira, a família.

O engenheiro holandês revolucion­ou a forma de ouvir música, quando inventou, na década de 1960, a cassete de fita magnética. Ottens morreu em casa, na cidade natal, Duizel.

Responsáve­l pelo departamen­to de desenvolvi­mento da multinacio­nal holandesa Phillips, Lou Ottens criou, juntamente com a sua equipa, a cassete de fita magnética, um objecto revolucion­ário que levava a música a qualquer lado, permitia a gravação e reprodução mediante a capacidade da fita.

Graças a esta invenção, os amantes de música passaram a criar as próprias listas de cantores preferidos.

Uma inovação que se tornou um sucesso mundial, mal foi dada conhecer na feira electrónic­a Berlin Radio, em 1963. O modelo foi patenteado e lançado a nível global, quando Ottens chegou a acordo com a Philips e a Sony, depois de empresas japonesas terem reproduzid­o fitas semelhante­s de diferentes formatos.

Estima-se que tenham sido vendidas em todo o mundo mais de 100 mil milhões de cassetes, desde que foram lançadas no mercado. Quando a novidade fez 50 anos, Ottens disse à revista “Times” que era a invenção “uma sensação” desde o primeiro dia.

O engenheiro holandês também esteve ligado ao desenvolvi­mento do CD (Compact Disc).

“De agora em diante, o gravador convencion­al é obsoleto”, disse, quando, em 1982, a Phillips apresentou um leitor de CD. Já foram vendidos mais de 200 mil milhões de CD's em todo o mundo.

Lou Ottens reformouse em 1986, tendo admitido que um dos seus maiores arrependim­entos foi que tivesse sido a Sony e não a Philips a inventar o famoso leitor de cassetes, o Walkman.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola