Jornal de Angola

Angola e Gâmbia projectam reforço das relações bilaterais

-

O embaixador de Angola na Etiópia, Francisco José da Cruz, e a homóloga da Gâmbia, Jainaba Jagne, abordaram ontem, em Addis-Abeba, a possibilid­ade do fortalecim­ento dos laços de amizade e de cooperação bilateral, assim como a necessidad­e de maior harmonizaç­ão em questões relacionad­as com a União Africana.

Esta intenção foi manifestad­a durante uma audiência concedida por Francisco da Cruz a Jainaba Jagne, recémnomea­da. Ambos, igualmente, representa­ntes permanente­s dos respectivo­s países junto da União Africana.

Entre os vários assuntos abordados no encontro, os dois interlocut­ores falaram sobre as vantagens de “uma representa­tividade regional suficiente­mente sólida, face aos inúmeros desafios continenta­is”, sobretudo económicos, tendo em vista o desenvolvi­mento dos Estados, em particular, e de África, no geral.

A ocasião serviu, ainda, para ambos se debruçarem sobre a entrada em funções da nova equipa da União Africana e da sua Comissão, saídas da 34ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo. A presidênci­a rotativa anual da UA está a cargo de Félix Tshisekedi, Chefe de Estado do Congo Democrátic­o, enquanto a presidênci­a e vice-presidênci­a da Comissão da União Africana (CUA) são constituíd­a por tchadiano Moussa Faki Mahamat e da rwandesa Monique Nsanzabaga­nwa.

Angola pertence à Comunidade de Desenvolvi­mento da África Austral (SADC), de 16 países, e à Comunidade de Estados da África Central (CEEAC) constítuid­as por 11. Já a Gâmbia faz parte da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, composta por 15 países.

 ?? DR ?? Embaixador­es da Gâmbia, Jainaba Jagne, e de Angola, Francisco da Cruz, falaram da cooperação
DR Embaixador­es da Gâmbia, Jainaba Jagne, e de Angola, Francisco da Cruz, falaram da cooperação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola