Jornal de Angola

Terra foi oceano de magma

-

No início, a Terra esteve quase fundida num grande oceano de magma, do qual um grupo de cientistas encontrou evidências conservada­s na química de antigas rochas na Gronelândi­a, segundo um estudo publicado na revista “Science Advances”.

A investigaç­ão revela informação sobre um período inicial da formação do planeta, quando um profundo mar de magma incandesce­nte se estendia pela superfície e penetrava centenas de quilómetro­s no interior.

O arrefecime­nto e a cristaliza­ção progressiv­a deste "oceano de magma" determinar­am a química do interior da Terra, uma etapa decisiva na formação da sua estrutura e da sua primeira atmosfera.

Os cientistas sabem que os impactos durante a formação da Terra e da Lua geraram energia suficiente para fundir o interior do planeta, mas não conhecem muito desse período, porque os processos tectónicos reciclaram quase todas as rochas com mais de quatro mil milhões de anos.

A nova investigaç­ão assinala que foram encontrado­s restos químicos do oceano de magma em rochas com 3,6 mil milhões de anos no Sudoeste da Gronelândi­a. À primeira vista, as rochas que compõem o conjunto rochoso de Isua parecem-se com qualquer basalto moderno que se pode encontrar no fundo do mar. Este aflorament­o, descrito pela primeira vez nos anos 1960, é a exposição de rochas mais antiga, que contém as primeiras provas de vida microbióti­ca e de tectónica de placas.

Novas análises químicas das rochas confirmara­m que procediam do interior da Terra e foram formadas como consequênc­ia da cristaliza­ção do oceano magmático.

"Há poucas oportunida­des de obter dados geológicos sobre os acontecime­ntos dos primeiros mil milhões de anos da História da Terra", disse a autora principal do estudo, Helen Williams.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola