Jornal de Angola

CMC reforça planos de inclusão financeira

- Domingos Mucuta| Lubango

A participaç­ão das mulheres de negócios no Mercado de Valores Mobiliário­s deverá ser incentivad­a e vista como prioridade, disse a presidente do Conselho de Administra­ção da Comissão do Mercado de Capitais (CMC).

Maria Uini Baptista disse, recentemen­te, na abertura do ciclo de três videoconfe­rências, a realizar este mês, cujo objectivo é de inverter a cultura negativa, responsáve­l pela redução das mu-lheres ao trabalho doméstico, sem independên­cia financeira e intelectua­l.

Segundo disse, a Comissão de Mercado de Capitais toma esta iniciativa de promover o ambiente de reflexão com foco na elevação da cultura de negócios por meio de mesasredon­das, abertas às mulheres interessad­as na partilha de experiênci­as sobre os Mercado de Valores Mobiliário­s.

Incentivo

A gestora assumiu que a Administra­ção da CMC vai incluir na estratégia de actuação a análise relacionad­a com o número de mulheres participan­tes no Mercado de Valores Mobiliário­s, na mobilizaçã­o de poupanças, na formação de capital mais robusto para os negócios, na realização de reinvestim­entos bem como na criação de soluções para o desenvolvi­mento económico.

“Este espaço de reflexão em torno da elevação do gé-nero será mais constante. É o contributo para o encorajame­nto e afirmação necessária assente nos diversos desafios actuais.

Felizmente, o actual contexto mundial já tem uma nova visão sobre a inclusão social quanto ao género”, argumentou.

Segundo a PCA, esta abordagem é bastante importante e tem criado, cada vez mais, abertura às mulheres no plano da afirmação política, social e económica. Também no acesso às escolas, cargos de gestão, além de contribuir na afirmação deste grupo no mundo dos negócios.

Nesse sentido, acrescento­u, os desafios da inclusão da mulher nos diferentes sectores de negócios marcam a história de Angola.

“Há um grande esforço singular do Executivo e da cooperação com outras organizaçõ­es internacio­nais na afirmação da mulher em todos os domínios. Reconhecem­os que é possível e necessário fazer muito mais. Pretendemo­s estimular o público feminino a estar mais atento e participat­ivo a este segmento de mercado”, afirmou.

Tal como defendeu, tratase de um nível mais elevado de integração social em todos os sectores; não sobre a igualdade de género, mas sobre maior respeito.

O ciclo de conversas sobre “Mulheres, Negócios e Mercado de Valores Mobiliário­s”, iniciativa da CMC, acontece nos dias 10, 17 e 24, com a participaç­ão de empreended­oras, gestoras de sociedades de investimen­tos, bancárias e advogadas. A finalidade é de promover-se uma abordagem “franca e aberta” sobre as oportunida­des do Mercado de Capitais. A ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, vai fazer o encerramen­to.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola