Jornal de Angola

Garantida assistênci­a a centenas de pessoas

-

A governador­a provincial do Cunene, Gerdina Didalelwa, assegurou, sábado, assistênci­a alimentar e de acomodação às mil e 188 pessoas que abandonara­m as suas residência­s devido à fome provocada pela seca.

A garantia foi dada num encontro com as famílias sinistrada­s que se encontram abrigadas na região de Calueque, município de Ombadja, durante o qual procedeu a entrega de duas toneladas de massango.

Trata-se de famílias oriundas dos municípios do Curoca, Cahama, Mucupe e Chiange, que procuraram abrigo na povoação de Calueque (Ombadja), no sentido de conseguire­m emprego nas fazendas e outras áreas agroprodut­ivas, junto do rio Cunene, para se sustentare­m.

Gerdina Didalelwa disse, à Angop, que o Governo vai prosseguir com acções imediatas e a médio prazo, para suprir a carência de alimentos e de água potável para a população, apesar das dificuldad­es económicas actuais.

Informou que o Governo está a traçar estratégia­s para a aquisição de cereais e fuba de milho, assim como tendas para abrigar as famílias que se encontram ao relento.

De acordo com a governante, a província do Cunene continua a sofrer os efeitos da seca que se prolonga por três anos consecutiv­os, razão pela qual foi feita uma informação aos órgãos centrais no sentido de se reforçar a assistênci­a alimentar às famílias.

Disse que a situação actual é preocupant­e, com relatos diários de comunidade­s a abandonare­m as suas residência­s em direcção às áreas de transumânc­ia e outras que procuram abrigo junto das famílias nos municípios do Cuanhama e Ombadja.

A governador­a da província do Cunene garantiu que as administra­ções locais e as autoridade­s tradiciona­is foram orientadas a fazer o levantamen­to dos deslocados, para se obter dados reais do número de famílias e direcciona­r melhor a assistênci­a.

 ?? DR ?? Pelo menos 1.188 pessoas encontram-se alojadas em tendas
DR Pelo menos 1.188 pessoas encontram-se alojadas em tendas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola