Jornal de Angola

Domingos Florentino lança livro de poesia

- Mário Cohen

O novo livro de poesia do escritor Domingos Florentino, pseudónimo literário de Marcolino Moco, intitulado “A Dança das Palavras”, já está disponível para os eleitores, desde quarta-feira, depois do lançamento na União dos Escritores Angolanos (UEA), em Luanda.

O livro, que chega ao mercado com a chancela da Marmoco Criações Lda, foi publicado em alusão ao Dia Mundial da Poesia, que se assinala no dia 21 deste mês.

Com 71 páginas e foto de capa da autoria de Chilala Moco, ilustrando a Companhia de Dança Contemporâ­nea de Angola, a primeira edição da obra foi feita em Agosto de 2000. Esta edição teve uma tiragem de 500 exemplares.

Para o secretário-geral da UEA, David Capelengue­la, a publicação do livro faz parte de um conjunto de actividade­s agendadas para este mês, com o objectivo de congregar escritores para partilha de ideias.

De acordo com a escritora Amélia da Lomba, que fez a apresentaç­ão do livro, os poemas escritos por Domingos Florentino enquadrams­e na poesia contemporâ­nea que emerge na III fase do modernismo nos anos 40 do século passado.

Na óptica de Amélia da Lomba, os estudiosos e críticos literários definem três grande etapas da poesia de Domingos Florentino: a descritiva, hermética e moralista.

A poesia descritiva, explica, é uma poesia contemporâ­nea em que o poeta vagueia à volta de tudo que o rodeia, musicaliza­ndo o seu quotidiano com maior naturalida­de, enquanto a hermética é a poesia das entrelinha­s que diz tudo e “acabamos por seguila e de repente aparece a exclamação como se estivesse a mudar de rumo, mas traz algo novo. A moralista é a chamada poesia saudosista” conclui Amélia da Lomba.

Segundo a poetisa, a arte é uma habilidade que não se perde, “ela ou se transforma ou é absorvida por algum espaço onde a humanidade circunda”.

Akiz Neto, outro apresentad­or da obra, disse que “A Dança das Palavras” é uma obra que explora focos de temáticas diversific­adas desde a cultural, política, criações estética e poética, na perspectiv­a da amizade e outras navegações como históricas, filosófica­s e psico-pedagógica­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola