Jornal de Angola

João Melo defende mais atenção à literatura

- Edvaldo Lemos

O escritor e romancista João Melo apelou a sociedade, em geral, a prestar mais atenção ao investimen­to na produção do livro, de maneira a enriquecer a literatura angolana.

O escritor falava durante uma conversa aberta, no projecto Momento de Tertúlia, realizada quinta-feira, no Memorial António Agostinho Neto (MAAN) em Luanda.

“Editar um livro não é um negócio rentável. Isso em muitas partes do mundo não é só em Angola, está muitas vezes ligado ao facto económico de cada país, entre comprar um pão e um livro não tem escolhas, é um assunto muito complicado”, lamentou o escritor.

João Melo, o convidado da tertúlia do mês de Março, apontou também o advento das novas tecnologia­s de informação e comunicaçã­o como um dos factores do afastament­o dos jovens em contacto com os livros, tendo considerad­o a falta de literacia entre os jovens como um falso problema.

“Hoje os jovens estão mais preocupado­s com as novas tecnologia­s e dinheiro, também existem outras formas de lerem livros, haverá um tempo que os livros digitais tomarão conta de tudo” disse.

Questionad­o se gostaria de voltar a ser ministro um dia, João Melo, com um sorriso no rosto, disse que “nunca mais quero ser ministro, vou dedicar minha vida a escrever, até escrevo simplesmen­te porque gosto e também para gozar com a cara dos leitores”.

O escritor apontou vários autores angolanos por quem tem muito respeito e admiração, nomeadamen­te Luandino Vieira, Mário António, Viriato da Cruz, António Jacinto, João Maimona, Nok Nogueira, Pepetela, Manuel Rui, em Portugal José Saramago e no Brasil Ruben Fonseca.

João Melo nasceu em Luanda no dia 5 de Setembro de 1955, estudou Direito em Portugal e em Angola. Licenciado em Comunicaçã­o Social no Brasil, é poeta e romancista. Actualment­e é deputado à Assembleia Nacional. Tem dois livros traduzidos em espanhol, alemão, italiano, e árabe e trabalha na tradução de dois livros em inglês que serão publicados nos Estados Unidos.

O evento é realizado todas as últimas quinta-feira de cada mês, no salão nobre do MAAN, em Luanda.

 ?? DR ?? Escritores interagiu com leitores no Momento de Tertúlia
DR Escritores interagiu com leitores no Momento de Tertúlia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola