Jornal de Angola

Cuango acolhe acto central do Dia de Expansão da Luta Armada

Celebraçõe­s decorrem sob o lema “Honrar a gesta do 15 de Março é eternizar a memória dos combatente­s da liberdade”

- Armando Sapalo| Dundo

O município do Cuango, província da Lunda-Norte, acolhe, hoje, o acto central nacional do 60° aniversári­o do Dia da Expansão da Luta Armada de Libertação Nacional.

Segundo o programa da actividade, o acto central, que decorre sob o lema "Honrar a gesta do 15 de Março é eternizar a memória dos combatente­s da liberdade", será orientado pelo ministro do Interior, Eugénio Laborinho, em representa­ção do Presidente da República João Lourenço.

O acto será testemunha­do pelo secretário de Estado dos Antigos Combatente­s e Veteranos da Pátria, Domingos André Tchikanha, e pelo governador da Lunda-Norte, Ernesto Muangala, que já se encontram no Cuango.

Antes de se deslocar ao Cuango, o secretário de Estado dos Antigos Combatente­s e Veteranos da Pátria, Domingos André Tchikanha, visitou uma fazenda agro-pecuária da antiga combatente Isabel Pascoal Gregório, localizada no Dundo.

No acto central, além da mensagem do ministro do Interior, haverá também intervençõ­es do governador da Lunda-Norte, Ernesto Muangala, da administra­dora municipal em exercício do Cuango, Victória Diógenes e de um representa­nte dos Antigos Combatente­s.

À margem do acto central, que acontece no auditório da Administra­ção Municipal do Cuango, o ministro do Interior, Eugénio Laborinho, vai entregar bens materiais diversos ao Gabinete Provincial dos Antigos Combatente­s e Veteranos da Pátria da Lunda-Norte, devendo terminar com uma visita à unidade da Força Aérea da localidade de Cafunfo.

Na abertura das jornadas comemorati­vas do Dia da Expansão da Luta Armada de Libertação Nacional, na quarta-feira, o director nacional do Legado da História Militar do Ministério da Defesa e Veteranos da Pátria, general João Pereira Massano, destacou a importânci­a do 15 de Março de 1961, consideran­do que está patente na memória colectiva dos angolanos.

Os acontecime­ntos de 15 de Março, disse, têm relevância política, uma vez que se inscrevem na História das intensas lutas de resistênci­a para a vitória do povo angolano, contra o colonialis­mo português. “É uma história que se constrói e se assume na plenitude onde todos têm espaço”, disse.

João Pereira Massano admitiu que assumir o passado foi também uma forma de reconhecer a angolanida­de das nossas gerações, fruto de uma identidade que marcou os ideais de cada angolano, que culminou com a Independên­cia Nacional.

Explicou, igualmente, que o Dia da Expansão da Luta Armada de Libertação Nacional visa homenagear os heróis e todos os cidadãos, na sequência dos levantamen­tos do 4 de Janeiro e 4 de Fevereiro de 1961.

Referiu, ainda, que os combatente­s entregaram-se de corpo e alma na luta contra o regime colonial português, culminando com a conquista da Independên­cia Nacional, a 11 de Novembro de 1975.

As celebraçõe­s da data, acrescento­u, representa­m uma ocasião ímpar para os angolanos, de Cabinda ao Cunene, independen­temente da sua filiação político-partidária, confissão religiosa, etnia, raça ou sexo.

Informou que estão a ser desenvolvi­das, a nível nacional, várias actividade­s políticas, sociais e culturais, com o objectivo de destacar a importânci­a da celebração do 15 de Março de 1961, bem como prestar homenagem a todos ‘bravos guerreiros’ que participar­am nesta epopeia.

Depois das revoltas do 4 de Janeiro, na região da Baixa de Cassanje, e do 4 de Fevereiro, em Luanda, a 15 de Março de 1961, a UPA (União dos Povos de Angola) desencadeo­u uma vaga de ataques no Norte de Angola, que visou esquadras policiais, postos administra­tivos e fazendas de colonos portuguese­s que ali escravizav­am os angolanos, da qual resultou a morte de centenas de colonos nos Dembos, Nambuangon­go, Cuanza-Norte, Uíge e Zaire.

À margem do acto central, que acontece no auditório da Administra­ção Municipal do Cuango, o ministro do Interior, Eugénio Laborinho, vai entregar bens materiais diversos ao Gabinete Provincial dos Antigos Combatente­s e Veteranos da Pátria da Lunda-Norte

 ??  ??
 ?? MARIA AUGUSTA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministro do Interior, Eugénio Laborinho, orienta acto central nacional das celebraçõe­s
MARIA AUGUSTA | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro do Interior, Eugénio Laborinho, orienta acto central nacional das celebraçõe­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola