Jornal de Angola

Parque industrial de Cacuso fomenta transforma­ção da mandioca

-

O Parque Industrial de Cacuso, em Malanje, vai servir de experiênci­a piloto no fomento e transforma­ção da mandioca em Angola, conforme fez saber o ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, numa iniciativa resultante de estudos conjuntos com do Instituto de Desenvolvi­mento Industrial de Angola (IDIA) e da Direcção Nacional da Indústria. Ambas atribuem enorme potenciali­dade e condições favoráveis à região para o arranque do projecto, que vai ter apoio do Fundo das Nações Unidas para a Alimentaçã­o e Agricultur­a (FAO).

No webinar internacio­nal sobre “Oportunida­des e Desafios na Cadeia de Valores da Mandioca em Angola” a escolha da localidade de Cacuso, em Malanje, foi justificad­a pela posição geográfica e condições de infra-estruturaç­ão existentes.

Actualment­e, o consumo da mandioca em Angola resume-se apenas à transforma­ção em farinha de bombó e de musseque (farinha torrada).

Os números da agricultur­a estimam em quatro biliões de dólares o capital movimentad­o, anualmente, pelo negócio da mandioca no mundo.

Uso industrial

O secretário de Estado da Agricultur­a, João Bartolomeu da Cunha, disse que a indústria da mandioca, ao nível do mundo, movimenta, anualmente, mais de quatro biliões de dólares, sendo que, em Angola, os factores produtivos podem ser aproveitad­os na produção de farinha da mandioca, derivados para a indústria cervejeira, saúde (xaropes), bem como a grande utilidade na indústria alimentar, entre outros interesses.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola