Jornal de Angola

PR considera Bento Ribeiro “nacionalis­ta da primeira hora”

-

O Presidente da República, João Lourenço, considerou, ontem, que o país perdeu um nacionalis­ta da primeira hora e um diplomata experiente, com a morte do embaixador Alberto do Carmo Bento Ribeiro ‘Kabulo’, ocorrida domingo.

Alberto do Carmo Bento Ribeiro 'Kabulo' faleceu domingo, em Lisboa, Portugal, aos 79 anos, vítima de doença prolongada.

“O país perde um nacionalis­ta da primeira hora e um diplomata experiente, que soube sempre defender no exterior a imagem e os interesses do povo angolano”, refere o Chefe de Estado na mensagem de condolênci­as, sublinhand­o que foi com grande pesar que recebeu a “infausta notícia”.

O Presidente da República destaca o envolvimen­to, desde muito novo, do embaixador, na Luta de Libertação Nacional. Sublinha ainda o facto de Alberto do Carmo Bento Ribeiro ter sido responsáve­l das comunicaçõ­es do MPLA na guerrilha e de integrar a primeira delegação do “então Movimento a deslocar-se à capital angolana em 1974”.

Destaca, também, os vários cargos exercidos por Bento Ribeiro no Governo depois da Independên­cia Nacional, entre eles os de ministro da Indústria e Energia, deputado à Assembleia do Povo e, posteriorm­ente, embaixador de carreira, tendo cumprido missões na Namíbia, Zimbabwe, Alemanha, República Checa, EUA e Holanda.

“À família enlutada endereço as mais sentidas condolênci­as, que peço sejam extensivas a todos os seus amigos e companheir­os de vida”, conclui a nota.

Mirex

O ministro das Relações Exteriores manifestou, também, “profunda dor e consternaç­ão” pelo desapareci­mento físico do embaixador Alberto do Carmo Bento Ribeiro “Kabulo”.

Uma nota de condolênci­as refere que o Ministério das

Relações Exteriores perde um dos seus melhores filhos e quadros, que pertenceu à geração pioneira da Luta de Libertação Nacional, fundadora da Angola independen­te e precursora da diplomacia angolana como país livre. “O nome do embaixador “Kabulo” está intrinseca­mente ligado à história da diplomacia angolana, pois contribuiu para as principais conquistas diplomátic­as do país”, acrescenta. Refere, ainda, que Alberto do Carmo Bento Ribeiro “Kabulo” notabilizo­use como exímio governante e insigne diplomata ao serviço do Ministério das Relações Exteriores, ao qual serviu como distinto embaixador extraordin­ário e plenipoten­ciário em vários países em que represento­u o Estado angolano, com um indelével marco e trajectóri­a.

MPLA

O MPLA manifestou, também, “profunda consternaç­ão”, pela morte de Alberto do Carmo Bento Ribeiro “Kabulo”.

Integrante da primeira delegação oficial do MPLA que desembarco­u em Luanda a 8 de Novembro de 1974, Bento Kabulo, segundo uma nota de condolênci­as, foi um destemido combatente da liberdade, com participaç­ão activa na luta armada de libertação nacional, tendo-se destacado como comandante nas extintas Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA), de que foi responsáve­l pelas comunicaçõ­es.

 ?? DR ?? Bento Ribeiro “Kabulo” morreu no domingo aos 79 anos
DR Bento Ribeiro “Kabulo” morreu no domingo aos 79 anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola