Jornal de Angola

Eliminar actuais 80 por cento das importaçõe­s

-

de Estado para os Petróleos, José Barroso, apresentou como desafio do país a eliminação dos actuais 80 por cento das importaçõe­s de refinados de combustíve­l.

Nesse sentido, disse, a ampliação da capacidade da Refinaria de Luanda, a conclusão das obras em Cabinda e o início da infraestru­tura do Lobito vão, segurament­e, resultar na oferta de equilíbrio e gerar capacidade­s internas para exportar aos países vizinhos, casos da República Democrátic­a do Congo (RDC), do Congo Brazzavill­e e Zâmbia.

Embora haja um movimento mundial de redução contínuodo­consumodee­nergia produzidas por combustíve­is, disse José Barroso, haverá ainda consumo interno e regional capaz de justificar a aposta na procura de novos poços de petróleo e a sua transforma­ção.

Segundo o secretário de Estado dos Petróleos, o país acompanha a transição energética e está ciente dos desafios e tarefas que são impostos.

Em alinhament­o com o Plano de Desenvolvi­mento Nacional 2018-2022, o Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás supera a meta fixada,queeradeop­aís,nesse período, iniciar com a construção de pelos menos uma Refinaria. Neste momento, com as obras já em curso na Refinaria de Cabinda, vão ser duas as refinarias edificadas, estando ainda em reprograma­ção a do Lobito, na província de Benguela.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola