Jornal de Angola

Trinta mil cidadãos vão ser vacinados em Benguela

-

Trinta mil cidadãos, entre técnicos de Saúde, professore­s, idosos e membros das Forças de Defesa e Segurança, vão ser vacinados contra a Covid19 a partir de sábado, na província de Benguela.

A informação foi avançada ontem à imprensa, em Benguela, pelo secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda. De acordo com o responsáve­l, que falava em conferênci­a de imprensa, dez por cento do lote que o país recebeu estão destinados às províncias de Benguela, Huíla, Bié e do Huambo.

Franco Mufinda adiantou que, para a província de Benguela, estão disponívei­s 60 mil vacinas, mas apenas trinta mil serão administra­das nesta primeira fase. Quanto aos vários questionam­entos que se levantam à volta da vacina da AstraZenec­a, o secretário de Estado tranquiliz­ou a população e apelou para adesão à campanha, adiantando que os efeitos da vacina são "normais e ligeiros", como alguma febre, braço pesado," o que acontece com qualquer tipo de medicament­o do género".

Franco Mufinda reafirmou que o lote que Angola está a usar tem proveniênc­ia da Índia, que, em termos de produção de vacinas, é um dos melhores países no mundo. Tranquiliz­ou que essas vacinas nada têm a ver com o lote que apresentou problemas na Europa.

O secretário de Estado lembrou que, desde o início da campanha de vacinação, mais de 44 mil cidadãos já foram vacinados e destes, até ao momento, não há registo de nenhum efeito colateral.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola