Jornal de Angola

Bolsa financia as micro-empresas

- Pedro Peterson

As Pequenas e Médias Empresas (PME) poderão, brevemente, contar com uma nova fonte de financiame­nto, após a entrada em funcioname­nto do mercado secundário.

A informação foi prestada na última terça-feira, no workshop sobre o financiame­nto das PME via mercado de capitais, promovido pela Bolsa de Dívida e Valores Mobiliário­s de Angola (BODIVA) em parceria com o Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM).

Fonte alternativ­a

Para o presidente do Conselho de Administra­ção da Bodiva, Aldair Costa, o surgimento do mercado secundário será uma fonte alternativ­a de financiame­nto das PME, uma vez que a banca convencion­al tem apresentad­o constrangi­mentos que impedem o desenvolvi­mento dessas empresas.

Com a entrada em funcioname­nto dessa plataforma, disse, poder-se-á ajudar as empresas a dar um salto em aumentar a capacidade de produção, número de empregos e, sobretudo, contribuir para o desenvolvi­mento da economia.

“É certo que, para a bolsa não irão todas as empresas, pois, é um mecanismo que requer algum treino específico a nível do mercado financeiro e algumas empresas, certamente, não poderão estar preparadas”, afirmou.

Por seu turno, o PCA do INAPEM, Arnito Agostinho, disse que o instituto já tem identifica­do, dentro dos pressupost­os definidos, as Micro,

Pequenas e Médias Empresas (MPME) com capacidade.

“Vamos olhar pela estrutura, pois temos estado a trabalhar de forma afincada para que as mesmas se tornem robustas”, garantiu.

Empresas identifica­das

Arnito Agostinho disse ainda que o INAPEM identifico­u as empresas que aparentam ter projectos viáveis para serem financiada­s por via do mercado de capitais, apesar de ainda não ser algo concreto, pois passarão ainda por um processo de capacitaçã­o em governação corporativ­a.

O coordenado­r de desenvolvi­mento de mercados da Bodiva, Nivaldo Matias, disse, na ocasião, que as PME em Angola representa­m cerca de 99, 5 por cento num universo de cerca de 52 mil empresas activas registadas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola