Jornal de Angola

País acolhe Congresso sobre Medicina Natural

-

O primeiro Congresso Internacio­nal sobre a Medicina Natural e Tradiciona­l alternativ­a à convencion­al da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) está agendado para o mês de Julho, em Angola.

Segundo o presidente da Câmara Profission­al dos Terapeutas de Medicina Tradiciona­l de Angola, Kitoko Mayavangua, que falava à Rádio Nacional de Angola (RNA), o evento visa, entre outros objectivos, homenagear os profission­ais da área, como reconhecim­ento do potencial de Angola na actividade de Medicina Natural e Tradiciona­l.

A par do congresso, Kitoko Mayavangua anunciou, igualmente, a realização da primeira gala de Medicina Natural e Tradiciona­l.

Kitoko Mayavangua explicou estarem em execução os preparativ­os para os dois eventos, esperando-se a participaç­ão dos Estados membros da CPLP, África do Sul, Tanzânia, Ghana e Zâmbia.

O responsáve­l avançou que o congresso servirá também como rampa de lançamento do Comité da CPLP sobre a Medicina Natural e Tradiciona­l.

Face à importânci­a da Medicina Tradiciona­l no Sistema Nacional de Saúde, acrescento­u, as autoridade­s angolanas trabalham na Política Nacional de Medicina Tradiciona­l, para integrar as boas práticas, o uso de medicament­os tradiciona­is comprovado­s cientifica­mente, seguros, eficazes e de qualidade, numa lógica de complement­aridade.

A estratégia prevê o incentivo e apoio à pesquisa para o desenvolvi­mento económico, social e sua aplicação alargada em todo o território nacional, respeitand­o as componente­s de saúde e meio ambiente.

A implementa­ção da Política Nacional de Medicina Tradiciona­l Complement­ar ao Sistema de Saúde visa também melhorar a coordenaçã­o e o alinhament­o com as políticas sectoriais.

 ?? ANGOP ?? Presidente da Câmara dos Terapeutas de Medicina Tradiciona­l
ANGOP Presidente da Câmara dos Terapeutas de Medicina Tradiciona­l

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola