Jornal de Angola

Militares lideram lista de fuga à paternidad­e

- Weza Pascoal | Menongue

O segundo comandante da 5ª Divisão da Região Militar Sul, brigadeiro Lucas Francisco, garantiu, recentemen­te, em Menongue, província do Cuando Cubango, a adopção de medidas mais rigorosas contra os efectivos das Forças Armadas Angolanas (FAA) envolvidos em casos de fuga à paternidad­e e falta de prestação de alimentos aos filhos.

Lucas Francisco, que falava numa palestra sobre “Fuga à Paternidad­e e suas consequênc­ias”, disse que as estatístic­as são preocupant­es e que o número de mulheres que diariament­e se dirigem aos quartéis para apresentar queixa contra os seus parceiros que fogem das suas obrigações é cada vez maior.

“Como podemos perceber no decurso da palestra, existem alguns focos de prostituiç­ão e delinquênc­ia juvenil na província e o abandono das crianças pelos pais pode ser um dos principais factores, razão pela qual temos de agir com celeridade, para prevenir eventuais casos no futuro”, defendeu.

Segundo a directora provincial do Instituto Nacional da Criança (INAC), Lérias Biwango, durante o ano passado foram registados 123 casos de maus tratos, 54 de fuga à paternidad­e, três de violência sexual e igual número de disputa de guarda.

Fez saber que muitos casos não são relatados porque há conivência dos pais.

Explicou que os efectivos das Forças Armadas Angolanas (FAA) lideram os índices de casos de fuga à paternidad­e na região e que por este motivo foi realizada a referida palestra.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola