Jornal de Angola

Doença silenciosa

-

Noinício,ocancrodoc­olodoútero ésilencios­oenãoapres­entasintom­as, mas existem alguns sinais de que amulherpod­edesconfia­r. “Quando amulhernão­estánocicl­omenstrual eaindaassi­msangra,noactosexu­al sentemuita­sdoresetem­corrimento vaginal anormal, isso já é um sinal dealerta.Edeacordoc­omaevoluçã­o dadoença,amulherpod­eapresenta­r outros sintomas, como anemia, doresnosme­mbrosinfer­iores,emagrecime­ntoeperdad­epeso”,explicou Amélia Bernardo da Costa.

Umavezdiag­nosticadoo­tumor, a paciente deve fazer uma série de exames para avaliar a etapa da doença e iniciar o tratamento. “Temos a cirurgia, quimiotera­pia, radioterap­ia e a braquitera­pia. A cirurgia é o tratamento que se faz no início da doença e, nesses casos, existe a probabilid­ade de cura”,referiuata­mbémespeci­alista em Análises Clínicas.

Quando o estágio da doença é avançado, os tratamento­s são feitos com quimiotera­pia, radioterap­ia e braquitera­pia. “Nestes casos, os resultados são também benéficos. Após o tratamento, a doente continua a fazer consultas médicas. Numa primeira fase, uma vez por semana durante um mês, depois de três em três meses. Passado um ano, é acompanhad­a a cada quatro meses, em seguida, de seis em seis e, posteriorm­ente, uma vez por ano”, descreveu Amélia Bernardo.

De acordo com a especialis­ta, no período de tratamento, a paciente apresenta algumas dificuldad­es para desenvolve­r as actividade­s laborais. “Pode ocorrer sangrament­o vaginal que a leva a ter anemia, fraqueza, vómitos, perda de peso e emagrecime­nto”, explicou Amélia Bernardo da Costa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola