Jornal de Angola

Veia poética

-

João Francisco Mendes é conhecido entre os membros do Movimento LEVART como o poeta Prosperida­de. Ele descobriu a sua veia poética aos oito anos de idade, quando fazia jograis nas actividade­s religiosas da Igreja Evangélica Sinodal de Angola (IESA).

O pseudónimo Prosperida­de contrasta a carência em que vive. Mas, isto não o inibe de sonhar alto. Entre os sonhos de plantar uma árvore, escrever um livro e ter filhos, João Mendes acredita que mais facilmente lançará a obra poética no mercado.

O poeta Prosperida­de já tem vários poemas manuscrito­s, distribuíd­os em três cadernos. Desafiado a declamar pela nossa equipa, o poeta respirou fundo, puxou a inspiração e recitou versos do poema intitulado “Batalha do Cuito Cuanavale”.

Nas noites “levarteana”, promovidas todas as quintas-feiras, pelo Movimento LEVART no Lubango, o poeta encontra o alento para suportar a dor e a solidão.

O poeta Prosperida­de tem mais de 100 poemas com destaque para “Sonhos”, “Amor à pátria”, “Amor Levart” entre outros. “A poesia corre-me no sangue. Escrevo sempre que possível. Gostaria de publicar um livro. Dizem que o ser humano para ser lembrado deve plantar uma árvore, ter filhos ou lançar um livro… Eu quero apoio para publicar a minha obra poética”, argumenta.

A secretária executiva nacional do Movimento LEVART, Justina Kibeca, disse que os membros da agremiação cultural têm feito o possível para assegurar o mínimo apoio ao João Mendes, desde quando esteve internado no hospital.

Justina Kibeka, também coordenado­ra adjunta provincial do Movimento na Huíla, disse que os membros asseguram a deslocação de e para casa para garantir a participaç­ão do poeta nas actividade­s culturais. A responsáve­l reconhece o talento do jovem e reforça o grito de socorro para mobilizar apoio para a sua acomodação digna.

“A nossa luta é antiga. Acompanham­os sempre desde que se juntou ao LEVART em 2016. Tem recebido algum apoio dos membros em termos de cesta básica. Estávamos esperanços­os na sua recuperaçã­o. Neste momento queremos que ele mude daquela zona inacessíve­l… ”, manifesta.

João Francisco Mendes, nasceu a 20 de Dezembro de 1993, na cidade do Lubango, província da Huíla. Os interessad­os em apoiá-lo podem ligar para o número, 944 187 924, o seu terminal telefónico.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola