Jornal de Angola

Angolanos criam aplicativo

-

A partir de agora, os mais de 15 milhões de utilizador­es da rede de telefonia móvel em Angola podem utilizar o Nuxo, a primeira solução tecnológic­a para detectar “fakenews”, baseada em inteligênc­ia artificial e que foi desenvolvi­da por angolanos,semterdeef­ectuarqual­quer pagamento.

Segundo o director-geral da Simpluz Tecnologia­s (empresa detentora do Manifexto), Zedilson de Almeida, o Nuxo, nome escolhido para a solução, utiliza um algoritmo de machinelea­rning (inteligênc­ia artificial) que permite identifica­r fakenews com rapidez e precisão.

A solução foi desenvolvi­da por uma equipa de jovens angolanos, baseados em Luanda, com provas dadas no combate à fakenews, desde o lançamento do agregador de notícias Manifexto, em que esta equipa está envolvida, desde 2017.

A proliferaç­ão de fakenews é cada vez mais um problema, reconhecid­o e combatido por organizaçõ­es internacio­nais, como é o caso das Nações Unidas, que têm um programa de combate activo contra os impactos negativos, a nível global, causados por aquilo a que já se chama a “epidemia da desinforma­ção” ou “Infodemia”.

Cerca de 36 países espalhados por todo o mundo, oferecem esta possibilid­ade, o que correspond­e a número astronómic­o de indivíduos que, potencialm­ente, podem utilizar a solução angolana, Nuxo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola