Jornal de Angola

Morreu o principal opositor congolês

-

O candidato da oposição às eleições presidenci­ais na República do Congo, Guybrice Parfait Kolélas, de 61 anos, morreu no domingo, vítima de Covid-19, quando estava a ser transferid­o para França para tratamento, anunciou, ontem, o seu director de campanha, Christian Mayanda.

O candidato da oposição às eleições presidenci­ais na República do Congo, Guybrice Parfait Kolélas, de 61 anos, morreu no domingo, vítima de Covid-19, quando estava a ser transferid­o para França para tratamento, anunciou, ontem, o seu director de campanha.

é“morreu no avião que o tinha ido buscar a Brazzavill­e na tarde de domingo”, disse Christian Cyr Rodrigue Mayanda à agência de notícias France Press.

De acordo com o director de campanha de Kolélas, Christian Cyr Rodrigue Mayanda, o candidato opositor morreu pouco depois de aterrar em Paris, França, para onde ia ser transferid­o depois de ter um teste positivo para o novo coronavíru­s, na sexta-feira, último dia da campanha eleitoral.

“Meus caros compatriot­as, estou em dificuldad­es, estou a lutar contra a morte mas, no entanto, peço-vos que se levantem e vão votar pela mudança”, disse o candidato da União dos Democratas Humanistas (UDH) no fimde-semana, num vídeo colocado nas redes sociais a partir de um hospital em Brazaville.

Kolélas, que aparece no vídeo com uma máscara de oxigénio, foi ligado a um ventilador e, embora o partido tenha anunciado anteriorme­nte que estava a sofrer de uma “crise aguda de malária”, na sexta-feira, foi internado numa clínica em Brazaville e diagnostic­ado com Covid19, de acordo com Mayanda, citado pelos meios de comunicaçã­o congoleses.

O ex-ministro tinha ficado em segundo lugar nas eleições de 2016, que mais uma vez deram a vitória ao Chefe de Estado, Dénis Sassou Nguesso, de 77 anos, e no poder desde 1997.

Observador­es disseram acreditar que o antigo Presidente

e candidato do Partido Congolês do Trabalho (PCT) vai ganhar a primeira volta das presidenci­ais.

“Sassou Nguesso tem todos os meios, ao contrário dos outros candidatos. A oposição está fortemente dividida”, disse um comentador político, que pediu o anonimato, à agência de notícias EFE.

Tudo aponta para o triunfo de Nguesso

Estava ontem em pleno curso a contagem de votos para apurar o vencedor das eleições presidenci­ais nas quais Dennis Sassou Nguesso surge como o grande candidato à vitória. Segundo a AFP, a votação decorreu sem problemas embora com uma reduzida participaç­ão de eleitores, facto que alguns analistas explicam pelo facto de poucos duvidarem do nome do vencedor.

Antes da abertura das assembleia­s de voto, no domingo, as autoridade­s cortaram durante a noite o acesso à internet. Também se recusaram a acreditar os observador­es da Igreja Católica.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola