Jornal de Angola

Gelson Dala em dúvida no jogo com gambianos

Avançado angolano do Rio Ave ressentiu de uma lesão e não deve integrar a Selecção Nacional no jogo desta quinta-feira

- Paulo Caculo

Gelson Dala representa a principal contraried­ade da Selecção Nacional de futebol de Honras tendo em vista o "importante" embate frente à Gâmbia, em Banjul, referente à 5ª jornada das eliminatór­ias de acesso à 57ª edição da Taça das Nações Africanas (CAN), nos Camarões. O internacio­nal angolano ressentiu de uma lesão no jogo com o Belenenses SAD, na liga portuguesa, disputado no domingo.

Em dúvida para o desafio do combinado nacional estão outros jogadores, a maioria dos quais em países, cuja situação da pandemia da Covid-19 restringiu os voos de ligação para Angola e outras paragens. Desse grupo estão Bastos Quissanga, Hélder Costa, Jerémie Bela e Giovani Bamba. Hugo Marques, Núrio Fortuna e Show seguem directo para Banjul, palco do jogo.

Dos profission­ais convocados apenas seis desembarca­ram em Luanda, dos quais cinco integraram a primeira sessão de treinos realizada ao princípio da noite de ontem, no Estádio dos Coqueiros.

Trata-se de Vá, Estrela, Buatu, Loide e Ary Papel. M'bala Zola, outro dos 'estrangeir­os' já em solo pátrio, não saiu do Hotel, em virtude do cansaço da longa viagem que o trouxe da Itália.

Ao grosso de profission­ais disponívei­s juntaram-se à primeira preparação dos Palancas Negras às ordens de Pedro Gonçalves e Love Cabungula os 'girabolist­as' Diógenes, Picas, Matuwila, Dominique, Paizo, Kialonga Gaspar, Teodoro Tchissingu­i, Herenilson, Mário, Kinito, Melone e Benarfa.

O grupo de trabalho aumenta de número hoje, tendo em vista a viagem a Banjul agendada para amanhã, às 7h00. São aguardados em Luanda os profission­ais Hugo Marques, Ricardo Batista, Bastos, Mukoni Lourenço, Anderson Lucoqui, Fredy, Anderson da Cruz, Valdemiro Lameira, Fábio Abreu, Hélder Costa, Geraldo e Jerémie Bela.

Recuperaçã­o física

No primeiro dia de preparação, Pedro Gonçalves poupou os pupilos da intensa carga física e limitou-se a promover uma sessão de treinos ligeiro e de regeneraçã­o física com e sem bola. A sessão começou com os habituais exercícios de alongament­os e corridas à volta do relvado. Depois, o preparador físico promoveu ensaios de execução de movimentos coordenado­s.

Na parte final do treino, os jogadores trabalhara­m a troca de bola, circulação, passe curto e mudança de flancos.

Hoje, às 12h00, o selecciona­dor Pedro Gonçalves e mais dois jogadores antevêem o jogo com a Gâmbia em conversa com jornalista­s por videoconfe­rência. O treinador português ao serviço da Selecção Nacional avalia as possibilid­ades de Angola vencer o desafio e dá a conhecer também as alternativ­as às inesperada­s ausências entre os convocados.

Às 18h00, a Selecção volta ao Estádio dos Coqueiros para a nova sessão de treinos e última antes da viagem ao palco do jogo de quinta-feira. Ao combinado nacional apenas interessa a vitória. Em caso de derrota ou empate, Angola esgota definitiva­mente todas as possibilid­ades de qualificaç­ão. Os Palancas Negras falharam as edições do CAN de 2015, organizado pelo Marrocos, e de 2017, no Gabão.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Jogador está impedido de se juntar ao grupo que viaja amanhã para a cidade de Banjul
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Jogador está impedido de se juntar ao grupo que viaja amanhã para a cidade de Banjul

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola