Jornal de Angola

Joe Biden planeia visita à fronteira com México

-

O Presidente dos Estados Unidos indicou, no domingo, que vai deslocar-se à fronteira com o México numa data ainda por determinar, devido ao aumento de imigrantes indocument­ados, muitos dos quais menores não acompanhad­os.

"A certa altura, sim", disse Joe Biden, numa resposta aos jornalista­s sobre quando planeava visitar a fronteira.

A Administra­ção norteameri­cana, neste caso representa­da pelo secretário da Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, defendeu a gestão da crise da imigração e enviar uma mensagem clara: "Não venham para os EUA".

Biden disse que além de lançar esse "slogan", a Administra­ção vai tomar mais medidas.

"Estamos agora no processo, incluindo a garantia de restaurar o que existia antes", quando os imigrantes podiam ficar nos EUA e arquivar os casos a partir dos países de origem, acrescento­u.

Nas principais estações de televisão norte-americanas, Mayorkas repetiu o apelo das autoridade­s aos imigrantes para não viajarem para o país.

Sobre o tempo que levará o Executivo a mudar o sistema de imigração, o secretário observou que vai ser "o mais cedo possível", sublinhand­o que "é difícil porque todo o sistema foi desmantela­do pela Administra­ção anterior".

Existia "um sistema estabeleci­do tanto durante Administra­ções republican­a e democrátic­a, que foi destruído durante o tempo "do ex-presidente Donald Trump (20172021), disse.

"O que estamos a fazer é abordar as necessidad­es humanitári­as desses menores de forma a reflectir os nossos valores e os nossos princípios como país", disse Mayorkas, que na sexta-feira se deslocou à fronteira de El Paso, no Texas.

Trump, ainda o líder mais popular entre os republican­os, reagiu a estas declaraçõe­s e afirmou que entregou à Administra­ção Biden "a fronteira mais segura da história".

O ex-presidente defendeu que a construção do muro na fronteira com o México, uma das prioridade­s de Trump travada por Biden no primeiro dia na Casa Branca, fosse retomada, acrescenta­ndo que os tráficos de drogas e de seres humanos estão a aumentar na fronteira dos EUA.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola