Jornal de Angola

Enxurradas inundaram 141 casas no Soyo

- Victor Mayala | Soyo

Cento e 41 casas ficaram inundadas em vários bairros periférico­s da vila petrolífer­a do Soyo, província do Zaire, em consequênc­ia das chuvas torrenciai­s que se abateram nos últimos dias sobre a região, informou à imprensa o comandante municipal do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros local (SPCB).

O subinspect­or André Soares disse que as enxurradas inundaram, igualmente, um templo e uma farmácia, além de deixarem intransitá­veis algumas vias em vários bairros, entre os quais Kukala-kiaku, Paróquia, TGFA e Nkungu Yengele.

“Os efectivos da corporação estão a ter dificuldad­es para a sucção das águas estagnadas junto de residência­s, por não existir áreas apropriada­s para despejá-las”, disse André Soares .

O comandante do SPCB fez saber que durante as chuvas houve o registo de um incêndio num posto de abastecime­nto de combustíve­l, situado no bairro Kimbumba, arredores da cidade. “O incêndio não se alastrou aos tanques de combustíve­l graças à rápida intervençã­o dos bombeiros”, realçou.

O Jornal de Angola fez uma ronda por alguns bairros afectados pelas inundações e constatou que os habitantes circulam pelas águas estagnadas porque não havia outros caminho.

O Jornal de Angola verificou que o lamaçal no interior dos bairros está a transforma­r-se em focos de reprodução de larvas e mosquitos. “As crianças não conseguem ir à escola porque as ruas estão intransitá­veis. Os mosquitos também aumentaram, pelo que apelamos à Administra­ção Municipal para que nos ajude a resolver este problema”, clamou, em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, Marcelina Zau, moradora do bairro Nkungu Yengele.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola