Jornal de Angola

Agricultur­a deve preferir agentes biológicos

-

Os ministros da Agricultur­a da União Europeia (UE) querem aprovar em Junho uma proposta para Bruxelas avaliar a situação dos agentes biológicos como alternativ­a a pesticidas no controlo de pragas nas plantas para produção alimentar com mais qualidade.

Falando em conferênci­a de imprensa no final do primeiro dia da reunião dos ministros da Agricultur­a da UE, Maria do Céu Antunes salientou que no Conselho de Junho deverá ser apresentad­a, “para adopção definitiva”, a proposta de decisão solicitand­o à Comissão que realize um estudo “sobre a situação dos agentes de controlo biológico, a sua importação, a produção, a avaliação e o uso destes micro-organismos”.

A ministra salientou ser “da maior importânci­a” a discussão sobre os agentes biológicos que - no âmbito da Estratégia do Prado ao Prato e do pacto Ecológico Europeu - “quer apoiar agricultor­es para uma transição mais verde, mais justa e inclusiva”.

O Conselho de Ministros da Agricultur­a da UE defendeu ainda a avaliação “de possíveis opções que possam promover uma maior harmonizaç­ão de procedimen­tos entre os vários Estados-membros para facilitar o acesso a todos os agricultor­es e apoiar o investimen­to na inovação”.

A prontidão da UE, para proteger a agricultur­a contra pragas de forma a produzir alimentos cada vez mais seguros, foi outro tema em debate. A reunião termina hoje com a reforma da Política Agrícola Comum (PAC) em agenda.

Portugal assumiu como uma das prioridade­s da sua presidênci­a semestral do Conselho da UE a conclusão da PAC 2021-2027 esta Primavera, de modo a que possa entrar em vigor em 10 de Janeiro de 2023, vigorando até lá medidas provisória­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola