Jornal de Angola

Campanha prevê atingir 32 mil pessoas na Huíla

- Arão Martins | Lubango

As autoridade­s sanitárias prevêem vacinar na Huíla 32 mil pessoas, durante a campanha que ontem arrancou na cidade do Lubango.

De acordo com o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, nesta fase estão a ser vacinados profission­ais de Saúde, educadores de infância e idosos com mais de 65 anos, com comorbilid­ades.

Informou que na cidade do Lubango foi criado um centro de alto rendimento, que funciona no Pavilhão Multiusos da Nossa Senhora do Monte, com capacidade para atender , diariament­e, cerca de seis mil pessoas.

Franco Mufinda precisou que a vacina vai ser ministrada em duas fases, num espaço de oito semanas.

Garantiu que para o sucesso da campanha foram formados mais de 200 técnicos. “Foram criados todos os serviços que conformam o curso normal da campanha, desde o pré-registo, triagem, vacinação e registo”, disse.

O secretário de Estado

lembrou que “a vacinação é a única medida de prevenção primária, agregando outras, como a lavagem das mãos com água e sabão, uso da máscara, do álcool gel e a observânci­a do distanciam­ento físico, entre outras”.

Exortou a população a aderir à vacinação.”não pode haver receios. As evidências já foram trazidas à tona. É uma vacina segura e eficaz, pois, os estudos mais recentes apontam que a sua eficácia é até 79%. Tirando, obviamente, o que era esperado, como ligeira febre, braço pesado, ligeira dor de cabeça ou náusea, que podem acontecer quando há administra­ção de um agente biológico,

O governador da Huíla, Nuno Mahapi Dala, o primeiro a ser vacinado na província, mostrou-se satisfeito pela organizaçã­o e rapidez do processo. “Estou a sentir-me perfeitame­nte bem, conforme vim de casa. A atenção médica e a organizaçã­o estão em conformida­de, o que é salutar”, disse.

O governante apelou às pessoas abrangidas para aderirem à vacinação.”todos abrangidos nesta fase devem comparecer ao centro para serem vacinados e ficarem imunizados”.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola