Jornal de Angola

Junta liberta mais de 600 detidos desde golpe militar

Desde o golpe de Estado militar, repetem-se as manifestaç­ões de protesto em todo o país, marcadas pela violência policial e do Exército

-

Mais de 600 detidos

A junta está também a visar os meios de Comunicaçã­o Social. Thein Zaw, um fotógrafo da agência de notícias Associated Press, acusado de “semear o medo e a espalhar falsas notícias”, foi, também, libertado. ilegalidad­e”, a Junta Militar libertou, ontem, mais de 600 pessoas que estavam detidas, incluindo um repórter fotográfic­o da agência norte-americana Associated Press (AP).

A nova resolução ontem adoptada, no final da 46ª sessão do Conselho, condena novamente “nos termos mais veementes” o derrube do Governo civil birmanês e renova os apelos para a “libertação imediata e incondicio­nal” de todas as pessoas que tenham sido arbitraria­mente presas, detidas ou acusadas.

O texto exige novamente, em particular, a libertação imediata e incondicio­nal de todos os jornalista­s, defensores dos direitos humanos, líderes religiosos, membros da sociedade civil, conselheir­os locais e estrangeir­os, profission­ais de saúde, académicos, professore­s e activistas que tenham sido detidos “por razões políticas”.

A resolução apela, igualmente, à protecção do direito à liberdade de opinião e de expressão em meios digitais, bem como condena “o uso desproporc­ionado da força por parte do Exército e da Polícia, nomeadamen­te o uso indiscrimi­nado de força letal” e exorta o Exército a procurar uma solução pacífica para a actual crise.

De acordo com a Organizaçã­o Não-governamen­tal Associação de Assistênci­a a Presos Políticos (AAPP), mais de 2.800 pessoas, incluindo políticos, estudantes e monges, foram detidas na sequência do golpe de Estado militar que derrubou o Governo de Aung San Suu Kyi.

A repressão policial e militar já fez, pelo menos, 261 mortos desde o início de Fevereiro, de acordo com a mesma fonte.

 ?? DR ?? De acordo com informaçõe­s, existem no país mais de dois mil presos desde o golpe de Estado
DR De acordo com informaçõe­s, existem no país mais de dois mil presos desde o golpe de Estado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola