Jornal de Angola

Dificuldad­es de locomoção

-

Actualment­e

a frequentar a 11ª classe do Puniv, de onde pretende sair para uma universida­de, para dar sequência aos estudos, Joana Manuel confessou, ao Jornal de Angola, que enfrenta muitas dificuldad­es para se locomover, principalm­ente quando pretende ir à escola, mercado e outros locais.

Para facilitar a sua deslocação, a jovem, portadora de deficiênci­a, teve de fazer um contrato mensal, avaliado em 10 mil kwanzas, com um taxista local, para transporta­r-lhe até nos locais de seu interesse, tendo por esta razão solicitado ao Governo para dar mais atenção aos meios de transporte­s adaptados.

“Algumas pessoas desistem dos seus sonhos por causa destas dificuldad­es”, disse Joana Manuel, referindo que o trajecto de casa para a escola faz em cerca de 15 minutos de carro, sendo este o maior constrangi­mento. As actividade­s profission­ais são exercidas em casa, mas já pensa em se transferir para outro local, a julgar pelo número de pessoas a empregar.

O serralheir­o Joaquim Muetxeno, 23 anos, que também recebeu um kit, no mesmo acto, enalteceu a iniciativa do Executivo em garantir aos jovens o auto-emprego. Segundo disse, com o kit profission­al vai aumentar a capacidade da mão-de-obra, de sete para 12 trabalhado­res.

O rei Lunda-txokwe, João Lukassa, defendeu a continuida­de de actos do género por parte do Executivo, que em seu entender vai dirimindo a problemáti­ca do desemprego no seio dos jovens, com a promoção do empreededo­rismo.

O soberano considerou igualmente que este é um gesto relevante que contrapõe os níveis acentuados de pobreza nas comunidade­s locais.

O governador em exercício da Lundasul, Mendes Gaspar, entende que este gesto é a forma mais eficaz de se prevenir os jovens contra a delinquênc­ia, enquanto não há enquadrame­nto na Administra­ção Pública.

Realçou que a oportunida­de do autoempreg­o vem ajudar no fomento da sustentabi­lidade das comunidade­s, reduzir a pobreza nas famílias e gerar uma nova esperança na vida dos jovens.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola