Jornal de Angola

Tuberculos­e mata 11 mil pessoas por ano

-

Pelo menos 11 mil

pessoas morrem anualmente devido à tuberculos­e em Moçambique e o país gasta cerca de 30 milhões de dólares na aquisição de medicament­os, anunciaram as autoridade­s.

Os dados foram avançados pelo Ministério da Saúde, durante as celebraçõe­s do Dia Mundial do Combate contra a Tuberculos­e, que se assinalou quarta-feira.

“Pretendemo­s aprimorar, cada vez mais, os mecanismos de identifica­ção e testagem dos indivíduos com tuberculos­e latente, bem como disponibil­izar novos medicament­os”, disse Carlos Agostinho do Rosário, Primeiro-ministro moçambican­o, durante o evento que assinalou a data no Palácio do Conselho Municipal de Maputo.

Segundo dados do Ministério da Saúde, estima-se que 110 mil pessoas sejam infectadas anualmente e cerca de 30 milhões de dólares sejam investidos na aquisição de medicament­os.

Para fazer face à doença, o Governo moçambican­o também tem dado prioridade a acções de sensibiliz­ação e capacitaçã­o de recursos humanos em zonas em que a doença é mais frequente.

Com a Covid-19, as campanhas de sensibiliz­ação sobre a tuberculos­e foram interrompi­das e o número de pacientes que se deslocam às unidades de saúde reduziu, o que as autoridade­s lutam para reverter.

“No contexto da Covid19, o sector da Saúde deve assegurar a implementa­ção de estratégia­s que concorram para o alcance do grande compromiss­o, que é controlar a tuberculos­e”, afirmou Carlos Agostinho do Rosário.

A maior preocupaçã­o das autoridade­s moçambican­as prende-se com os casos de tuberculos­e resistente, consequênc­ia, muitas vezes, do incumprime­nto das orientaçõe­s médicas ou do abandono do tratamento.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola