Jornal de Angola

Defendida melhor atenção aos imigrantes

-

O Ministério do Interior, em parceira com a Organizaçã­o Internacio­nal das Migrações (OIM), está a trabalhar para o reforço da qualidade de assistênci­a aos imigrantes, sobretudo quando em situação de calamidade.

A intenção foi revelada ontem, em Ndalatando, por Joaquim Dias, técnico da Escola Nacional de Formação do Serviço de Migração e Estrangeir­os (SME).

Citado pela Angop, o responsáve­l informou que a instituiçã­o está a realizar cursos de formação de formadores em questões migratória­s e no domínio do quadro legal de gestão humanitári­a em fronteiras.

A formação já decorreu em Luanda, Malanje e Cuanza-norte, Ao todo, foram formados nas três províncias 35 efectivos do Ministério do Interior.

No Cuanza Norte, a formação terminou, na sextafeira, e decorreu durante três dias, tendo abarcado matérias sobre assistênci­a humanitári­a aos imigrantes, tendo em conta a condição especial de alguns deles, sobretudo crianças, idosos, deficiente­s físicos e grávidas.

Os quadros capacitado­s, informou, vão actuar como formadores dos efectivos de outros órgãos da Delegação Provincial do Ministério do Interior.

O seminário, patrocinad­a pela Administra­ção norteameri­cana, tem o objectivo de dotar os efectivos do Ministério do Interior de melhores técnicas de interpelaç­ão e de assistênci­a aosimigran­tes, quando em situação de crise.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola