Jornal de Angola

Líbios voltam às provas internacio­nais

- Augusto Panzo | Cacuaco

Os líbios amantes do futebol estão a comemorar o regresso do futebol internacio­nal ao seu país, sete anos depois de privados dessa manifestaç­ão, devido à inseguranç­a que reinava na Líbia, originada pelos confrontos entre várias facções políticas, o que levou a Confederaç­ão Africana de Futebol a proibir a disputa de jogos sob sua égide nesse território do Norte de África.

O “bloqueio” terminou na última quinta-feira, dia 25 de Março corrente, data em que a selecção líbia recebeu e perdeu por 2-5 com a similar da Tunísia, para a penúltima jornada das eliminatór­ias do Campeonato Africano das Nações (CAN), em Benghazi.

Apesar da derrota sofrida pela selecção da casa no Estádio dos Mártires de Benina, o jogo foi considerad­o como histórico, pelo facto de o mesmo ter marcado o regresso do futebol internacio­nal na Líbia, após sete anos.

“É bom para nós na Líbia termos o retorno do futebol internacio­nal. Foi um trabalho árduo garantir que a instalação fosse adequada para receber este jogo “, disse o presidente da Federação Líbia de Futebol (LFF) e membro do Comité Executivo da CAF, Abdulhakim Alshalmani.

Ele destacou que a equipa continuará a trabalhar muito para que outros estádios como o de Tripoli também cumpram os requisitos para receber partidas internacio­nais, enquanto Faisal Ali Albadari, capitão da Líbia, disse ser uma sensação boa jogar futebol internacio­nal em casa.

“Estamos muito satisfeito­s por finalmente estarmos a jogar em casa. Sim, é uma pena que os torcedores ainda não possam vir e encher o estádio por causa dos desafios da Covid-19, mas estamos felizes com esse desenvolvi­mento “, acrescento­u Albadari.

Por sua vez, Omar Malik, torcedor do futebol líbio, disse estar satisfeito por a CAF ter finalmente autorizado a Líbia a albergar os jogos.

“Há muitos anos que sentíamos falta de assistir ao futebol internacio­nal. Não é fácil acompanhar as nossas equipas o tempo todo pela televisão, como muitos em todo o país o fizeram”, acrescento­u.

O secretário-geral da LFF, Abdunnaser Ahmed resumiu dizendo que “é tão bom assistir os meninos em casa. Sei que ainda temos muito a fazer para melhorar e promover o futebol na Líbia. É como se de uma festa fosse, ser anfitriã do futebol internacio­nal novamente após sete anos”, ressaltou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola