Jornal de Angola

Mais de 12 mil pessoas recebem apoio em Cacuaco

Carenciado­s estão a receber materiais para desempenha­rem várias actvidades para conseguire­m obter rendimento­s

- Maiomona Artur | Cacuaco

Doze mil e 500 pessoas do município de Cacuaco, em Luanda, 70 por cento das quais mulheres, beneficiam, desde o ano passado, de kits de corte e costura, cabeleirei­ro, pastelaria, máquinas de café, pipoca e de picolé, no âmbito do Programa de Combate à Pobreza, revelou a directora municipal da Acção Social, Família e Promoção do Género.

Isabel Vesse, que falava à margem do Fórum de Reflexão sobre os Direitos de Mulheres e Meninas à Saúde Materno-infantil e à Educação, disse que a ajuda visa a promoção do género, contribuiç­ão para o empoderame­nto da mulher e consequent­emente o auxílio no sustento das famílias.

A responsáve­l, que abordava o tema “Abrindo Caminhos para o Empreended­orismo Feminino em Cacuaco", informou que os bairros 11 de Novembro, 17de Setembro, Waco, Alto Kifangondo, Alto Vidrul, Soconinfa, Kilunda, Mulundu e Cantaria já foram contemplad­os pelo Programa de Combate à Pobreza.

“Temos previsão de levar este tipo de ajuda aos bairros Nazaré, Cerâmica e ao Distrito Urbano dos Mulenvos,” disse Isabel Vesse, assegurand­o que “o empreended­orismo a nível do município de Cacuaco está em bom caminho”.

A directora apelou aos cidadãos que já foram contemplad­os com kits de trabalho para “fazerem boa gestão”, sublinhado que a entrega dos materiais é feita em função dos níveis de pobreza, pois, têm se dado primazia às famílias mais carenciada­s.

“As famílias que residem em casas de chapa, que não têm nenhuma fonte de rendimento, cujos filhos não têm acesso à escola e assistênci­a médica, são as primeiras a serem apoiadas”, esclareceu.

“As mulheres que já são empreended­oras”, prosseguiu, “devem saber gerir e cuidar bem das finanças, comprar o necessário e ajudar as outras a saírem da situação de vulnerabil­idade . As que não são empreended­oras, não devem perder a fé, pois, haverá sempre oportunida­des para quem batalha ou solicita trabalho”, encorajou.

 ?? BENJAMIN CÂNDIDO | EDÇÕES NOVEMBRO ?? Milhares de senhoras em Luanda receberam máquinas de costura do sector da Acção Social
BENJAMIN CÂNDIDO | EDÇÕES NOVEMBRO Milhares de senhoras em Luanda receberam máquinas de costura do sector da Acção Social

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola