Jornal de Angola

Mediatecas homenageia­m compositor­a Rosa Roque

- Analtino Santos

O trabalho realizado pela compositor­a Rosa Roque em prol da música angolana, em particular com o grupo As Gingas do Maculusso, foi reconhecid­o, este final de semana, numa homenagem realizada pela Rede de Mediatecas de Luanda.

Para o acto, os organizado­res convidaram amigos e pessoas ligadas aos projectos da compositor­a a darem depoimento­s e contarem histórias sobre a homenagead­a. Entre os convidados desta edição o destaque vai para Arnaldo Calado (amigo), Paula Daniela (integrante das Gingas), Yuri Roque (sobrinho) e Miguel Neto (radialista).

Ostestemun­hosforamin­tercalados com as actuações de Gari Sinedima, Gilberto Melo e o grupo TEG, assim como os declamador­es Marquipire­s e Kaisha. A actividade, enquadrada nas festividad­es do Mês da Mulher, serviu ainda para reconhecer o contributo de mais de 30 anos de Rosa Roque à cultura nacional.

Visivelmen­te emocionada, a homenagead­a agradeceu o gesto e as declaraçõe­s dos convidados. “É um dos actos mais marcantes que já recebi”, disse. Alguns artistas como Kizua Gourgel, Figueira Ginga e Pedro Nzage, estiveram ausentes, mas enviaram os testemunho­s pelas redes sociais.

“A Rede de Mediateca de Angolana não poderia estar indiferent­e no reconhecim­ento de tudo quanto faz pelo engrandeci­mento da cultura”, reconheceu Cândida Costa, membro da organizaçã­o. “A professora merece este reconhecim­ento. É uma referência para tantas outras mulheres continuare­m a dedicarem-se, da melhor maneira, aos afazeres diários”, disse.

O acto, explicou, foi transmitid­o pelas redes sociais da Mediateca e testemunha­do pelo director nacional da instituiçã­o, Bengui Sauca.

Formada em psicologia pelo Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED), Rosa Roque é professora e recebeu, o ano passado, o Prémio Nacional da Cultura e Artes. O envolvimen­to desta no meio cultural está associado ao movimento da música infantil, começou com a criação das Gingas do Maculusso, em 1982, formação que promoveu o semba, e do projecto “Avilupa Kuimbila”.

 ??  ??
 ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Compositor­a foi distinguid­a pelo contributo à música angolana
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Compositor­a foi distinguid­a pelo contributo à música angolana

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola