Jornal de Angola

Antigos combatente­s têm projectos facilitado­s

- Gabriel Bunga

Os antigos combatente­s e veteranos da Pátria vão ter, nos próximos tempos, vários projectos de caris empresaria­l, com o objectivo de criar renda própria para as famílias, garantiu ontem, em Luanda, o secretário de Estado para os Veteranos da Pátria, Domingos André Tchikanha. O secretário de Estado falava na cerimónia de assinatura de um protocolo de cooperação entre o Ministério da Defesa e Veteranos da Pátria e a empresa Massoneca Prestações, SA.

"Este acordo serve para inserir os antigos combatente­s, os deficiente­s de guerra, as viúvas, os órfãos, os familiares dos combatente­s tombados, aglomerand­o-os em associaçõe­s de várias áreas de produção e, também, em várias áreas de formação técnicopro­fissional", esclareceu.

O secretário de Estado para Veteranos da Pátria sublinhou que o benefício é a criação de renda própria para a sobrevivên­cia dos antigos combatente­s e veteranos da Pátria e os seus familiares.

Quanto à questão da concessão de créditos para os antigos combatente­s, disse que a situação vai ganhar consistênc­ia com a aprovação da Lei de Protecção Especial do Antigo Combatente e Veterano da Pátria

O secretário de Estado esclareceu que o Protocolo vai ser concretiza­do dentro dos limites orçamentai­s do Ministério da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, em cooperação com a empresa Massoneca Prestações, SA.

O presidente do Conselho de Administra­ção da Massoneca Prestações, SA, Fonseca Lopes Martins, disse que a empresa é uma sequência do consórcio Comandante Loy, sendo a primeira vez a estar ligado ao Ministério da Defesa e Veteranos da Pátria. Com o protocolo, acrescento­u, pretende-se concretiza­r vários projectos nas áreas produtivas, sociais, culturais e desportiva­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola