Jornal de Angola

Moçambique já administra segunda dose da vacina

-

A administra­ção da segunda dose da vacina contra o novo coronavíru­s arrancou, ontem, em Moçambique e deverá abranger mais de 60 mil profission­ais da Saúde, anunciaram as autoridade­s.

“Apanhando as duas doses a eficácia da vacina na protecção do indivíduo é máxima. Portanto, recomendo a todos os colegas a irem rapidament­e apanhar a segunda dose de acordo com o calendário proposto para cada um de nós”, disse, aos jornalista­s, Armindo Tiago, ministro da Saúde, depois de tomar a vacina.

Além dos profission­ais de Saúde, serão também abrangidos idosos em lares, trabalhado­res em morgues e coveiros, grupos que tomaram a primeira dose da vacina entre 8 e 12 de Março, quando foi lançada a campanha de vacinação no país.

A administra­ção da segunda dose da vacina vai terminar na sexta-feira, 2 de Abril.

Segundo as autoridade­s, neste momento decorre a vacinação de diabéticos com a primeira dose e espera-se abranger, de acordo com os estudos de prevalênci­a da doença no país, quase um milhão de pessoas, avançou o ministro.

Armindo Tiago disse ainda, sem avançar datas, que nos próximos tempos vão também ser vacinadas “pessoas com doença ou tratamento imunossupr­essor, pessoas com insuficiên­cia renal, respiratór­ia ou cardíaca”.

De acordo com as autoridade­s da Saúde, até quintafeir­a tinham recebido a primeira dose 84% das pessoas previstas, incluindo 54.102 profission­ais de saúde do sector público de um total de cerca de 60 mil designados como prioritári­os.

Entre as pessoas que não receberam a primeira dose da vacina estão muitas que a recusaram, num número e em circunstân­cias que vão estar sob análise dos serviços sanitários. Moçambique espera receber, até Maio, mais de 1,7 milhões de vacinas no âmbito da iniciativa Covax, lançada pela Organizaçã­o Mundial da Saúde para garantir o acesso às vacinas pelos países mais pobres.

Em função das vacinas disponívei­s, poderão também fazer parte dos grupos professore­s primários, jornalista­s e polícias com idade superior a 50 anos.

Moçambique recebeu até agora 200.000 vacinas da China, outras 384.000 doadas no âmbito da iniciativa Covax e 100.000 pela Índia.

O país espera vacinar 17 milhões de pessoas até 2022, excluindo-se os menores de 15 anos e as mulheres grávidas.

Moçambique tem um total acumulado de 764 óbitos e 67.197 casos, 82% recuperado­s, segundo a última actualizaç­ão.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola