Jornal de Angola

BNA alarga prazo para concessão de crédito

- Isaque Lourenço

O Banco Nacional de Angola (BNA) estendeu para o final do ano o prazo do cumpriment­o do Aviso nº 10, que obriga os bancos comerciais a concederem crédito à produção nacional no mínimo de 2,5 por cento da sua carteira de activos.

Anteriorme­nte prevista para até Novembro, o governador José de Lima Massano disse, ontem, em conferênci­a de imprensa, realizada no Museu da Moeda, em Luanda, que a medida visa o alargament­o dos benefícios às empresas e à economia nacional, de modo a aumentar a oferta de bens essenciais aos consumidor­es finais.

José de Lima Massano esclareceu, todavia, que o alargament­o não se deve a incumprime­ntos nem a insucessos da medida, uma vez que a taxa de cedência de crédito ficou calculada, no final de Fevereiro, nos 117 por cento, traduzidos em mais de 210 mil milhões de dólares já concedidos à economia até este momento.

Contudo, o governador explicou ser um tema crítico e de contínuo acompanham­ento do banco central o facto de 24 dos 732 produtos listados representa­rem mais de metade da valor da inflação.

Quanto à inflação, actualment­e em 24,84 por cento, e a meta do Governo de baixála para 18 por cento, José de Lima Massano mantém a referência, e diz existir condições para o sucesso. Todvia, admite revisões, caso as condições de mercado assim o determinem.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola