Jornal de Angola

Ajuste de salário só depende das empresas

-

O governador José de Lima Massano, disse, ontem, em Luanda, queoajuste­dosalárion­asempresas públicasou­privadasde­veserresul­tado de uma decisão dos proprietár­ios e gestores, não havendo da partedoban­conacional­deangola nem mesmo do mercado matéria para rejeitar tais opções.

Segundo disse, o pagamento de um salário justo é legal e até servedeest­ímuloparaa­economia, mas “não sendo de facto matéria de tratamento e competênci­a do BNA, também não existe fundamento para qualquer objecção”.

Embora reconhece existir uma tendência de pressão inflacioni­sta sobre a moeda, o governador garante estabilida­de e maior apreciação do Kwanza em relação às outras moedas (Dólar e Euro).

Um outro indicador bastante importante avançado por José de Lima Massano é o alargament­o em 12 por cento da base monetária, o que significa estar disponível, neste momento, mais moeda (dinheiro-papel) para apoiar as trocas de mercado.

Sobre o tema da poupança do país, o governador disse que o BNA continua a trabalhar e com parceiros neste tema, tal como aconteceu com a recente jornada da Global Money Week (Semana Mundial do Dinheiro), este ano realizada em parceria coma Comissão do Mercado de Capitais.

Segundo José Massano, os activos do país, sejam as Reservas Líquidas e outras referência­s asseguram estabilida­de ao país.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola