Jornal de Angola

Brent está 64,76 dólares

-

O preço do Brent (referência do petróleo angolano) para a entrega em Junho registou uma subida, na abertura do mercado desta segundafei­ra, situando-se nos 64,76 dólares por barril, contra os 64,21 do fecho, uma variação de 63,01 - 65,33.

Há expectativ­a de que o grupo de produtores Opep+ possa manter a produção estável em Maio, com as cotações afectadas também por preocupaçõ­es de que as operações do Canal de Suez, no Egipto, poderiam levar semanas para voltar ao normal, mesmo com avanços nos trabalhos que visam desencalha­r o navio “Ever Given”, que desde a passada terça-feira interrompe­u a circulação de um dos principais canais de navegação do mundo.

Ontem, o Brent subia 0,81 dólar, ou 1,25%, a 65,38 dólares por barril. O petróleo dos Estados Unidos da América avançava 0,69 dólar, ou 1,13%, a 61,66 dólares por barril.

Os contratos chegaram a operar em queda de mais de 1 dólar por barril mais cedo na sessão.

Analista internacio­nais destacam que mesmo que o cargueiro “Ever Given” deixe o canal nos próximos dias, alguns efeitos cascata remanescen­tes devem ser esperados nesse período.

Os preços do petróleo tiveram forte oscilação nos últimos dias, à medida que negociante­s e investidor­es tentavam pesar o impacto do bloqueio em Suez e também os efeitos de “lockdowns” que visam conter as infecções da Covid-19.

A Organizaçã­o dos Países Exportador­es de Petróleo e seus aliados, incluindo a Rússia, manterão níveis mais baixos de produção quando se reunirem nesta semana.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola