Jornal de Angola

Ataque na Nigéria provoca 20 mortes

-

Mais de 20 membros de um grupo de auto-defesa civil e um militar morreram, ontem, após uma aldeia, no Centro da Nigéria ter sido atacada por grupos criminosos, anunciaram as autoridade­s locais. De acordo com a AFP, dezenas de homens chegaram em motos aos arredores da aldeia de Kotonkoro, no distrito de Mariga, Estado do Níger, tendo emboscado membros de milícias na aldeia e matando 25.

Grupos de ladrões têm aterroriza­do zonas rurais no Centro e Noroeste da Nigéria há vários anos, realizando pilhagens e raptos em larga escala com o objectivo de obterem resgates.

Encorajada­s pelas autoridade­s, as comunidade­s locais formaram milícias em áreas onde as forças de segurança não conseguem assegurar a defesa dos civis.

"Perdemos 25 dos nossos membros", disse o líder de uma milícia do distrito de Maringa, Abu Hashim, à AFP. O político local, Ibrahim

Ilyasu, confirmou o ataque e acrescento­u que um soldado foi também morto.

"Os bandidos atacaram um posto militar e mataram um soldado, foi quando os membros da milícia foram atrás deles", afirmou Ilyasu, acrescenta­ndo que os atacantes emboscaram os milicianos e "abriram fogo, matando mais de 20 deles".

Os criminosos operam principalm­ente a partir de campos na floresta de Rugu, que abrange os Estados de Zamfara, Katsina, Kaduna e Níger. Apesar de um reforço da presença do Exército nesta área, em 2016, e da assinatura de um acordo de paz com alguns destes grupos, em 2019, os abusos continuam.

Os bandos, motivados principalm­ente pela ganância e sem qualquer aparente motivo ideológico, aumentaram os ataques a escolas nos últimos meses, em actos que suscitam preocupaçã­o por todo o mundo.

 ?? DR ?? A líder do PAICV enumera vários desafios caso vença a votação
DR A líder do PAICV enumera vários desafios caso vença a votação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola