Jornal de Angola

CAN’2010 o maior desafio

-

Em 2008, seis anos depois do estabeleci­mento da paz, Angola assumia, em Accra, capital do Ghana, a organizaçã­odocampeon­atoafrican­o das Nações de 2010, o que foi, prontament­e, aceite pelo Comité Executivo da Confederaç­ão Africana de Futebol.

A decisão levantou algum pomo de discórdia. Pois, para algum segmento da sociedade, o país, ainda com as feridas abertas pela guerra por sarar, tinha outras prioridade­s. Justino Fernandes, à época presidente da Federação Angolana de Futebol, António Mangueira e Rui Costa foram imunes a todas as criticas. Aliás, não tinham como, porque o compromiss­o já estava assumido.

O CAN’2010 foi responsáve­l pela construção de quatro modernos estádios, nomeadamen­te o 11 de Novembro (Luanda), O’mbaka (Benguela), Chiazi (Cabinda) e Tundavala (Huíla). Todos estes projectos eram impensávei­s no tempo em que víamos o país a tentar escapar da agressão de uma guerra atroz, de consequênc­ias incalculáv­eis.

Aqui neste quesito, também se pode aferir que o país saiu vencedor, apesar de no plano competitiv­o não ter ido para lá dos quartos-de-final, arrumado pelo Ghana, naquele sprint de Asamoah Gian, que anulou o “nosso” Kaly, para o golo fatal e de triste memória.

Os estádios do CAN estão aí, para servir o futebol nacional, ainda que em certos casos se constate alguma inércia no seu pleno aproveitam­ento, situação a ver com a falta de políticas de gestão e exploração melhor concebidas e orientadas.

Enfim, em 19 anos de paz os ganhos no sector desportivo foram vários e visíveis aos olhos de todos, sendo que só não os enxerga quem, deliberada­mente, não queira, porque feito refém de um cepticismo doentio e bacoco...

 ?? F.BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO | ARQUIVO ??
F.BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO | ARQUIVO
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola