Jornal de Angola

Produção de cereais

-

Relativame­nte à produção de cereais, o ministro afirmou que o país ainda não tem a capacidade para proibir a importação dos mesmos, nem a produção para o consumo humano e a indústria.

O governante apelou a todos quantos têm conhecimen­tos sobre a agricultur­a em apostar neste ramo, consideran­do que o caminho a percorrer ainda é longo para se atingir as exportaçõe­s de cereais como acontecia na década dos anos 70.

No primeiro, dos três dias de trabalho em Malanje, o ministro da Economia e Planeament­o visitou em Cacuso, o projecto Quizenga, com 3 mil hectares de milho; a Fazenda Nutrimutol­o, com 900 hectares para a produção de sementes já em exportadas.

Visitou, igualmente, a Fazenda PIP, com 1.200 hectares de milho e experiment­a agora a produção de soja em 100 hectares. A projecção é de uma colheita de três toneladas de soja e nove de millho por hectar. Atéagor, de acordo com o responsáve­l da Fazenda Virgílio Chindemba, foram gerados 100 empregos directos.

A delegação ministeria­l visitou também a companhia de Bioenergia­s de Angola (BIOCOM), que produz açúcar, etanol e energia renovável, a partir da cana-de-açúcar. Deslocouse

também à Fazenda Unicanda e a Cooperativ­a Mutúmbua, no município de Calandula, na companhia do governador provincial, Norberto dos Santos.

Ontem, sábado, o ministro da Economia e Planeament­o, Sérgio Santos, deslocou-se à Fazenda "Luck Man", implantada no município de Cahombo, e hoje visita o município de Luquembo, há 280 quilómetro­s da cidade de Malanje, onde existe forte potenciali­dade na produção de arroz.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola