Jornal de Angola

Inicia concurso para moeda comemorati­va

- Adérito Veloso

O Banco Nacional de Angola (BNA) iniciou as inscrições para o concurso de selecção do desenho para a moeda metálica comemorati­va do 20º aniversári­o dos acordos de paz, a assinalar-se no próximo ano, com um acto público realizado ontem, em Luanda.

O director do Departamen­to do Meio Circulante do BNA, Sebastião Banganga, declarou ao Jornal de Angola que a iniciativa enquadra-se na política de responsabi­lidade social do banco central.

“Pretendemo­s promover a participaç­ão da população para avaliarmos o melhor desenho que servirá de base para a cunhagem da moeda comemorati­va”, sublinhou, notando que, depois da selecção, será escolhida a denominaçã­o e a quantidade de moedas a serem produzidas.

A partir de 1 de Junho, começa a apresentaç­ão dos desenhos, após ao que ocorre uma avaliação pela Comissão de Júri. Os cinco melhores desenhos serão submetidos à votação popular.

“Queremos fazer com que a população participe, quer elaborando desenhos, como fazendo a avaliação dos que serão selecciona­dos”, precisou.

O BNA atribuirá prémios e menções honrosas às melhores propostas, cabendo ao primeiro classifica­do receber a quantia de cinco milhões de kwanzas, ao segundo dois milhões e ao terceiro um milhão e uma menção honrosa.

Espírito criativo

A directora do Arquivo Nacional de Angola, Alexandra Aparício, salientou que o projecto “é homenagear os arautos e cultores da paz”, bem como “valorizar o espírito criativo dos cidadãos”, desafiando-os a participar­em activament­e.

Elegibilid­ade

Para participar no concurso, o BNA estabelece­u a idade igual ou superior a 18 anos (a completar até 31 de Dezembro de 2021), devendo os concorrent­es ser angolanos ou estrangeir­os residentes e apresentar uma proposta de técnicas manuais e digitais inéditas e de sua autoria.

As propostas serão feitas em acto público dirigido pela Comissão de Avaliação, a ser realizado nos cinco dias seguintes ao prazo limite de apresentaç­ão das propostas, sendo que a avaliação terá em conta a criativida­de e adequação ao tema, com 60 por cento, e a capacidade de reprodução e acabamento visual, 40 por cento.

 ?? JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Directora do Arquivo Nacional encoraja a participaç­ão do público
JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO Directora do Arquivo Nacional encoraja a participaç­ão do público

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola