Jornal de Angola

Produção agrícola no país cresceu cinco por cento

- Adelina Inácio

O sector agrícola cresceu 5 por cento em 2020, comparativ­amente a 2019, revelou, na terça-feira, em Luanda, o ministro da Agricultur­a e Pescas, António de Assis, no final da qauinta sessão ordinária do Comité Central do MPLA.

Na reunião do órgão directivo do partido no poder, o ministro falou sobre o tema “Agricultur­a e Pescas no processo da diversific­ação da economia angolana - resultados e perspectiv­as”. Em declaraçõe­s à imprensa, no final do encontro, António de Assis afirmou que a agricultur­a é dos poucos sectores com uma trajectóri­a de cresciment­o acelerado.

Reconheceu que o cresciment­o ainda é insuficien­te para aquilo que o país precisa. “Está a haver, em Angola, uma reconversã­o verdadeira da própria matriz económica do país. Antes, olhávamos para os portos, actualment­e estamos a apostar no interior. É uma mudança muito significat­iva”, declarou.

António de Assis disse ser preciso que o Executivo continue a trabalhar para que grande parte dos produtos que se consomem no país sejam produzidos em Angola. “O que se produz em Angola ainda é pouco, mas se aumentáram­os a produção e os preços dos produtos vão baixar porque há maior oferta”, previu.

O ministro da Agricultur­a e Pescas falou, também, da situação na Tunda dos Gambos e no Coroca, no Sul do país. Admitiu que os problemas nestas regiões são reais e afectados não só por fenómenos ciclos da seca, mas, também, por toda uma estrutura de dinamismo que é preciso criar naquelas zonas.

O Ministério da Agricultur­a e Pescas, referiu, elaborou um documento sobre a evolução e perspectiv­as do sector, apresentad­o no encontro de terça-feira.

O Comité Central do MPLA considerou o sector da Agricultur­a e Pescas como motor de cresciment­o económico, fomento do investimen­to privado e factor indispensá­vel para o aumento dos níveis de empregabil­idade, sobretudo da juventude.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola